O ator, diretor, roteirista e produtor de cinema americano é esperado no tapete vermelho da 64; edição da Berlinale, que acontece de 6 a 16 de fevereiro, para apresentar o seu novo filme sobre a busca por uma unidade do exército americano durante a Segunda Guerra Mundial de obras de arte roubadas pelos nazistas.
"Mais de 5 milhões de objetos culturais roubados por nazistas retornaram ao seu país de origem nos anos após a Segunda Guerra Mundial", declarou o diretor do festival, Dieter Kosslick, em comunicado.
"Como evidenciado pela recente descoberta de Munique, o roubo de obras de arte nesta época é mais relevante do que nunca. ;The Monuments Men; dá a este assunto uma audiência global", acrescentou Kosslick.
No filme de Clooney, uma unidade composta por sete diretores, curadores e historiadores, é encarregada pelos aliados de encontrar obras de arte atrás das linhas inimigas para devolvê-las aos seus donos.
Clooney dirigiu e co-escreveu o roteiro do filme, que é baseado no livro de Robert M. Edsel The Monuments Men: Allied Heroes, Nazi Thieves, and the Greatest Treasure Hunt in History.
Entre outras estrelas, Jean Dujardin, Matt Damon, Bill Murray, Cate Blanchett e John Goodman dão o ar da graça nas telas. Filmado na Alemanha, deve estrear nos Estados Unidos em 7 de fevereiro.
Na terça-feira (4/11), os organizadores da Berlinale anunciaram que "The Grand Budapest hotel", filme germano-britânico do diretor americano Wes Anderson teria a sua estreia mundial na abertura do festival, em 6 de fevereiro.