Apesar da presença de Miley Cyrus, PSY, Lady Gaga e Justin Bieber na categoria melhor vídeo, o prêmio foi para o grupo sul-coreano Girls; Generation com a canção About a Boy. Os vídeos indicados receberam mais de 1,9 bilhão de acessos antes da cerimônia deste domingo (3), segundo o YouTube.
Eminem recebeu o prêmio de melhor artista e interpretou Rap God no evento de Nova York, de maneira mais discreta que o habitual. O momento mais controverso da festa foi um curta-metragem da atriz Lena Dunham, criadora da série da HBO Girls, no qual um homem apaixonado, aparentemente com depressão, decide cometer suicídio com uma jovem que acaba de conhecer.
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A decisão foi do público e a atriz elogiou a escolha, pouco depois do sangue das vítimas do suicídio simulado ter atingido os espectadores. A violinista Lindsay Stirling, que teve a carreira impulsionada pelo YouTube, venceu na categoria melhor resposta para vídeos que foram remixados ou parodiados por "Radioactive".
O prêmio de fenômeno do ano ficou com I knew you were in trouble de Taylor Swift e o de inovação com Destorm Power, o 169; usuário com mais assinaturas no YouTube e cujos vídeos no site foram assistidos mais de 200 milhões de vezes. O YouTube virou referência para a música, deixando para trás, por exemplo, a MTV, canal que acompanhou desde o início a criação dos videoclipes e que hoje tem sua popularidade abalada.
Em agosto do ano passado, a agência Nielsen divulgou uma pesquisa na qual 64% dos adolescentes americanos escutavam música pelo YouTube. O rádio aparecia com 56%. E, paradoxalmente, as gravadoras também se beneficiam do sucesso de seus artistas no YouTube, apesar do site ter acesso gratuito.
A indústria musical arrecadou 500 milhões de dólares nos últimos anos com publicidade no YouTube, segundo Vivien Lewit, diretora de colaborações musicais do portal.