Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Odair José, ídolo da música popular brasileira, fala sobre obras polêmicas

Maiores sucessos do cantor serão reeditados para uma série especial chamada 4 Tons



Odair José
O cantor Odair José é um cronista da Música Popular Brasileira. Os grandes hits emplacados por ele, especialmente na década de 1970, falam sobre situações comuns, mas pouco exploradas por serem consideradas polêmicas até hoje. Eu vou tirar você desse lugar, por exemplo, conta a história de um homem que se apaixona por uma prostituta; enquanto Deixe essa vergonha de lado fala sobre o amor por uma empregada doméstica. Agora, o artista terá seus álbuns de maior sucesso reeditados para a série especial 4 Tons. Os discos, lançados originalmente pela gravadora Philips, Assim sou eu... (1972), Odair José (1973), Lembranças (1974) e Odair (1975) ganham reedições remasterizadas. A agenda do cantor não é mais tão cheia como no auge, quando chegava a fazer 20 shows por mês. No entanto, Odair José está satisfeito com as quatro apresentações, em média, que realiza atualmente. ;Faço um show de duas horas e me divirto muito;, conta.

O anti-herói romântico

O que significa para você ter quatro álbuns reeditados quase 40 anos depois?
Eu me sinto extremamente lisonjeado pelo projeto. Na verdade quem batalhou para esta caixa foi Marcus Preto, junto com a Universal. Estão há tempos fazendo isso. Trabalho de uma pesquisa intensa. A série 4 Tons reúne os meus melhores momentos. Ouvir esses trabalhos remasterizados é fantástico. É uma oportunidade que estou tendo de, mais uma vez, mostrar minhas músicas. Acredito que o público e a mídia terão a chance de conhecer o conceito real do meu trabalho. Sei que uma caixa dessas é cara, mas é uma chance de ouvir e ter uma opinião. Gostaria que as pessoas conhecessem quem realmente é Odair José.

[VIDEO1]
Ao longo dos 44 anos de carreira, seu trabalho sofreu preconceito?
No início, não. Mas, depois de um determinado momento, jogaram-me em um balaio. Não digo que houve injustiça. Eu realmente dei a brecha para que as pessoas me colocassem nesse lugar comum quando não fiz coisas com qualidade. Gostaria que as pessoas descobrissem o que eu fiz de verdade e não ficassem repetindo: esse cara é igual a todos os outros.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.