A nova série de televisão sobre Pac-Man, o eterno ;come come; dos fliperamas e consoles portáteis de jogos eletrônicos, é mais um exemplo da corrente migratória de personagens de videogames para outras plataformas. O próprio ser redondo e amarelo que se alimenta de bolinhas e tem de se esquivar e vencer fantasmas já foi desenho animado nos anos 1980, e agora volta às telinhas, em animação digital, com Pac-Man e as aventuras fantasmagóricas.
Na nova saga, que vai ao ar no canal infantil de TV fechada Gloob, um dos mais conhecidos protagonistas de games é mais humanizado que nos clássicos jogos que consagraram a franquia. O Pac-Man do século 21 tem pernas e braços, e é um adolescente com vontade de entender o lugar em que vive, o Pac-Mundo. Ele e seus amigos são incumbidos, assim como nos jogos, de missões para defender o planeta da ameaça dos fantasmas, liderados pelo Comandante Traidor.
A viagem de personagens e franquias de videogames para outras plataformas é uma estratégia bastante utilizada, por vezes com sucesso. Não são poucos os jogos que já passaram por outros campos, como os clássicos emuladores de luta Mortal kombat e Street fighter, com os longas Mortal kombat (1995) e Street fighter: a batalha final (1994), além do desenho Street fighter II V (1995) e a série televisiva Mortal kombat: legacy (2010).
[VIDEO1]
Pac-Man e s aventuras fantasmagóricas
Exibições de segunda a sexta, às 18h. Sábado, às 19h, e domingo, às 8h30, no canal Gloob. Classificação indicativa livre.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .