;As rodas são um papo musical em que a gente vai mostrar facetas desconhecidas de Luiz Gonzaga;, disse Assis Ângelo. Segundo ele, o projeto surgiu em 2005, como desdobramento da criação do Dia Nacional do Forró, comemorado no dia do aniversário de Gonzaga, 13 de dezembro. Empenhado na luta pela aprovação da data, o Instituto Memória Brasil fez pela primeira vez, naquele ano, a Roda Gonzagueana, no Teatro Brincante, em São Paulo.
No Rio, o primeiro encontro, às 18h desta sexta-feira, vai reunir a cantora Socorro Lira, o músico e produtor musical Rildo Hora e o historiador da MPB Ricardo Cravo Albin. No sábado (5), às 21h, o papo musical é com os cantores Anastácia e Chico Salles e o sanfoneiro Zé Calixto. No domingo (6/10), o evento reúne o sanfoneiro Oswaldinho do Acordeon, o cordelista e poeta repentista Azulão e o produtor musical José Milton.
Durante o evento, haverá também o lançamento do CD O Samba do Rei do Baião, com um repertório escolhido por Assis Ângelo que inclui quatro músicas inéditas de Gonzaga. Socorro Lira e Oswaldinho do Acordeon vão interpretar várias das músicas do CD, entre elas o fado Ai,ai, Portugal, a valsa Dúvida, o samba Meu Pandeiro, o maxixe Bamboleado e o baião Tudo é Baião.