As histórias épicas envolvendo heróis, princesas e disputas por tronos ; temática recorrente nas narrativas encantadas da literatura popular ; inspiraram a ilustradora catarinense M.Steffens, 22 anos, a recriar imagens da saga de Game of thrones em traços de xilogravura para capas que seguem o modelo dos folhetos de cordel. ;A ideia veio de um projeto meu para uma coleção de estampas infantis inspiradas no Nordeste brasileiro. Nos testes para transferir a estética da xilogravura do cordel para o papel, rabisquei uma princesa e acabei notando que ela parecia bastante com a personagem Sansa Stark. Decidi continuar e fiz uma ilustração completa da personagem, e o resto fluiu dali;, explica M.Steffens, em entrevista ao Correio.
O ambiente fantástico e o enredo das histórias dos livros A guerra dos tronos, A fúria dos reis, A tormenta de espadas, O festim dos corvos e A dança dos dragões ; que compõem Game of Thrones ; mexeram com a imaginação da jovem artista, fã das histórias de fantasia escritas por George R.R. Além da estética caracterizada pelo traço marcado e firme da xilogravura, as capas de As crônicas de gelo e fogo da ilustradora trazem o humor que marca a linguagem do cordel. ;O aspecto fantástico do cordel me inspirou a começar. Naquele momento, eu tinha acabado de ler todos os livros, e achei que a história encaixaria perfeitamente na estética de folclore e lendas de heróis e princesas.;
A artista pretende expor, embora a oportunidade ainda não tenha surgido. Enquanto a exposição não acontece, as imagens podem ser vistas no site da autora na internet, em que comercializa as estampas disponíveis para impressão em camisetas, bolsas e até em capas para celular.
A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique .