A 5; edição do Celebrar Brasília começou neste sábado (7/9), às 18h40, com apresentação da Orquestra Sinfônica. O grupo abriu o evento com o hino nacional, escolha certeira já que a data de hoje celebra a independência do país. Em seguida, a orquestra acompanhou o cantor e compositor Toquinho em um show comemorativo aos 100 anos do Vinícius de Moraes. A canção escolhida para a ocasião foi Tarde em Itapõa. Os shows ocorrem na área externa do Museu Nacional, na Esplanada dos Ministérios, e é gratuito.
Para a professora Lourdes Araújo, a execução do evento está saindo melhor que o esperado. ;Fiquei maravilhada com o show da orquestra com a participação do Toquinho. Somente por isso, já teria valido a pena;, conta.
Às 20h40, a Orquestra Brasileira de Música Jamaicana (OBMJ) subiu no palco para animar o público ; estimado em três mil pessoas. O repertório envolveu uma variada seleção de músicas brasileiras com pegada de ska. A orquestra fechou a apresentação com marchinhas por volta das 22h.
Neste momento, o público aguarda pelos próximos shows da noite, Teatro Mágico e o DJ Faroff, previstos para começar às 23h30. À 1h é a vez da banda de electropop Ladytron agitar o Museu. A última atração, DeltaFoxx, está prevista para às 3h.
O local ganhou um toque especial e divertido com as projeções do VJ Gabiru na cúpula do Museu, que envolvem imagens variadas e mensagens. O evento conta ainda com uma performance acrobática aérea. O enfermeiro Márcio Augusto Teixera foi conferir o evento e conta que a programação está aprovada: "é o tipo de festa que o brasiliense gosta muito;, acredita.
A celebração se prolonga até este domingo (8/9), quando receberá no palco as bandas Space Night Love Dance Laser (18h30), Marcos Valle (20h), Nouvelle Vague (21h30) e Dj A e Funkeando (23h).