É com certa surpresa e nostalgia que termina a audição de ;Questão de tempo; (Radar), novo disco do cantor Sérgio Reis. Num cenário dominado pelos sertanejos universitários, a música e a temática adotadas por ele quase soam como algo vintage. Aos 73 anos e com nada menos que 54 de carreira, ele fez neste disco (o primeiro de inéditas em 10 anos) o que sempre soube fazer bem: ouvir as composições dos que o procuram e gravá-las com sua inconfundível interpretação.
;Procurei fazer um trabalho que a turma não esqueça. Um disco mais para cima, dançante. São músicas engraçadas, no estilo ;Pinga ni mim; e ;Panela velha;, além de algumas coisas mais leves e a faixa-título, que é do Moacyr Franco. Ele é um baita compositor, canta bem para caramba e participou dessa música. No meio da gravação ele começou a chorar, pra você ter ideia da verdade da letra e do que é ser artista;, conta Sérgio Reis.
O disco conta com 10 faixas e, à exceção da canção que lhe dá título, todas foram compostas recentemente. ;São de compositores que vêm de longe e me procuram para mostrar músicas. É preciso ouvi-las. O grande problema é que os artistas grandes não ouvem. O Amado Batista, por exemplo, ouviu ;Matuto;, que incluí no disco, e aposta que essa é uma composição para estourar no Brasil. Ele tem ouvido bom para essas coisas;, lembra Sérgio.
O autor de ;Matuto;, Amaduci, assina sozinho outras duas canções no disco, ;Morena faz de conta; e ;Fã de Jesus;, firmando-se como compositor mais frequente do trabalho. ;Ele é de Londrina, amigo do meu produtor e meu fã. Quando veio me mostrar o CD dele, ouvi as músicas e já escolhendo as que queria. Se você não dá atenção aos compositores, é difícil fazer um trabalho bom. Se me oferecessem para gravar ;Ai se eu te pego; eu não pegaria, pois não tem a ver com meu estilo. É preciso prestar atenção;, diz.
O cantor se lembra, por exemplo, de quando deixou passar a oportunidade de gravar a canção ;Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones;, quando ainda era um cantor da Jovem Guarda. Por outro lado, Filho adotivo, um de seus maiores sucessos, foi gravada a contragosto do empresário Tony Campelo. ;Ele a achava muito longa;, conta. Praticamente acidental, por fim, foi ;Pinga ni mim;, cujo registro pioneiro de Teodoro e Sampaio não agravada nem um pouco a Sérgio. ;A versão deles era lenta, não acabava nunca. Foi o Tony quem me obrigou a gravá-la, mas meio vaneirão;, confessa.
Seresta
A febre do sertanejo universitário ele vê com bons olhos, mas com pequena ressalva: ;Agora é a vez deles, como já foi a do pagode. Acho bom, acho válido. A gente conhece novos talentos, embora o que eles cantem não seja sertanejo. Eles fazem iê-iê-iê como fiz no passado, é o mesmo ritmo. Eles cantam bem e conhecem tudo de sertanejo, mas para eles o sucesso é por outro caminho. O sucesso está aí, as músicas tocam o dia inteiro. Não adianta brigar com o público;.
Com shows agendados praticamente no Brasil inteiro e turnê de uma semana prevista para outubro nos Estados Unidos, o cantor anuncia como um de seus próximos projetos um disco só de seresta. ;Meu pai era seresteiro e me pôs para cantar ;Deusa da minha rua; quando eu tinha 7 anos. Fui amigo do Carlos Galhardo;, lembra. Já chamou Zeca Pagodinho para gravar com ele uma composição de Ataulfo Alves e está articulando a participação de Maria Bethânia.
Num piscar de olhos
;Quando terminei de gravar o DVD, assisti-o para ver como tinha ficado e chorei muito. Esses 25 anos se passaram num piscar de olhos. Agradeci por ser mulher e nordestina num mundo tão machista e por ter adquirido credibilidade e um fã-clube enorme. Foi um momento de muita reflexão;, conta Roberta. Ela ficou seis meses envolvida na produção desse trabalho, cuja direção geral assina. Prestes a partir para a estrada novamente, ainda quer arranjar tempo para finalizar um disco de tango. ;;Majestade, o sabiá; ficou linda nesse ritmo;, revela.
As 15 faixas foram escolhidas a partir de critério bem claro: só entraram as que fazem parte de discos com vendagem superior a 500 mil cópias. A artista assina quase todas, como ;Esperando você chegar;, ;Dia D;, ;São tantas coisas;, ;Duas taças; e, claro, ;Majestade, o sabiá;. Ponto fora da curva é ;Café da manhã;, clássico de Roberto Carlos e Erasmo Carlos. No DVD, há três faixas a mais: ;Tempo ao tempo;, ;De igual para igual; e o pot-pourri ;Sol da minha vida/Desespero de uma noite;.
;Tenho só 430 músicas gravadas;, ironiza a cantora, que tem mais cerca de 300 na gaveta. Ela conta que o processo de composição é um tanto solitário, mas não durante o tempo todo: ;Esse bichinho sempre me morde de madrugada e aí vou para o violão. Só faço música quando sinto. Aí levo para o maestro Caixote e dou as diretrizes do que quero;. Caixote (apelido de Marco Antonio do Carmo Pontes) é um experiente produtor e arranjador paulista, com larga experiência na cena sertaneja.
Como Sérgio Reis, Roberta se mostra simpática à geração do sertanejo universitário: ;É um momento importante para eles, que respeito muito. Não tenho de remar contra a maré. Eles têm o talento deles e nós já somos consagrados. Temos de abraçá-los. Relaciono-me com todos eles e ele têm maior carinho e respeito por mim. Olho para jovens talentos como Talita Real, Laís e Thiago di Melo e vejo os sonhos e a força que sempre tive;.