Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Festival Sesi Bonecos do Mundo reproduz a magia de uma arte milenar

A mostra apresenta 13 espetáculos inéditos, reunindo atrações nacionais e internacionais, com grupos de países como Rússia, Coreia, Inglaterra, Itália, Chile e Estados Unidos



A arte se reinventa por meio da criatividade. A mistura de novas e antigas linguagens mantém a tradição e deixa a marca da contemporaneidade nos bonecos do século XXI. Nos palcos, pequenos e grandes fantoches ganham vida por meio de movimentos singelos. Narram histórias e transcendem a realidade, metamorfoseando o real em momentos de puro encantamento. Depois de quatro anos, o festival Sesi Bonecos do Mundo volta a Brasília. De quarta até domingo, a cidade recebe a décima edição do evento, que já passou por todas as capitais do país.

A temporada de 2013 só acontecerá em Brasília, Campo Grande e Cuiabá. A mostra apresenta 13 espetáculos inéditos, reunindo atrações nacionais e internacionais, com grupos de países como Rússia, Coreia, Inglaterra, Itália, Chile e Estados Unidos. ;O diferencial do evento é a estrutura, que democratiza a cultura. A ampliação do público é um estímulo para o artista continuar produzindo;, explica a idealizadora e curadora do festival, Lina Rosa.

O criador e diretor do Museu do Mamulengo e do grupo Só-Riso, em Olinda (PE), Fernando Augusto Gonçalves, ressalta a importância do evento para a difusão da arte. ;O festival viabiliza que as expressões do teatro de bonecos sejam vistas por mais gente;, analisa.

A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.