Cultivada desde a Antiguidade, no alto dos Andes ; a mais de 3 mil metros ;, na região de fronteira entre Peru e Bolívia, próximo ao Lago Titicaca, a quinoa entrou definitivamente na moda. Por suas qualidades nutritivas e proteicas, o grão é visto como uma alternativa para o combate da fome no mundo a ponto de a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), na Assembleia Geral do ano passado, ter declarado 2013 o Ano Internacional da Quinoa.
Com essa inspiração, o embaixador do Peru no Brasil, Jorge Bayona, transformou a data nacional, ocorrida nesta semana, no Festival Gastronômico da Quinoa, realizado nos jardins da residência diplomática, com a participação de renomados chefs locais. O desafio imposto aos cozinheiros foi preparar pratos saborosos usando as sementes andinas.
Leia mais notícias em Diversão e Arte
A chef Alice Mesquita propôs curry de paleta de cordeiro com maçã e abacaxi e cuscuz de quinoa com frutas secas (veja receita). ;Duas semanas atrás, o prato foi testado pelo embaixador e seu staff para conferir o sabor e, assim, ficou mais fácil de prepará-lo no festival;, diz a chef, que usou temperos orientais, como garam masala, que trouxe do Catar, para onde costuma ir em visita ao filho que mora lá.
Além de Alice, participaram do evento, que reuniu mais de 500 pessoas numa noite memorável de sabores andinos (pisco sour, foi um deles), Rodrigo Viana, Isadora Marar, Felipe Trein e os peruanos Marcos Espinoza, João Castillo e Marisol Espinoza, responsável pela cozinha da embaixada, que preparou duas sopas com o cereal: de camarão e de frango com salsinha picada. Pimenta foi o que não faltou aos pratos.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.