Os olhares de artistas para mobilizações políticas, apesar de estarem direcionados, agora, para cá, não são novidade. Ao longo dos anos, por meio de discos, filmes, como Uma história de amor e fúria (Luiz Bolognesi), ou livros, a luta por direitos civis e conquistas sociais marcou ; e continua a marcar ; presença nas mais distintas formas de arte. A equipe do caderno Diversão & Arte juntou-se para relembrar as expressões artísticas que versam sobre os protestos populares. Confira, nesta página, exemplos de obras que argumentam, pensam e interpretam o tema, e formam um verdadeiro manifesto.
Rebeldia artística
A arte acima é obra do inglês Banksy, célebre artista conhecido pelas imagens em grafite estampadas nos muros públicos de cidades como Bristol e Londres, na Inglaterra; e Jerusalém, em Israel. As intervenções transparecem uma nítida oposição aos conceitos de autoridade e poder, e primam pela criativa forma de protesto.
V de vingança (2006)
Clássico moderno dos anarquistas, o filme é uma adaptação livre (e mais leve) das histórias em quadrinhos de mesmo nome criadas por Alan Moore e David Lloyd. O enredo versa sobre o carismático V, defensor da liberdade e crítico à intervenção estatal na vida dos cidadãos. A máscara que cobre seu rosto virou símbolo daqueles que lutam contra a opressão do governo e pode ser vista aos milhares, nas manifestações que tomam o país atualmente.