Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Restaurantes tradicionais já integraram churrasco de legumes ao cardápio

Agora, é a sua vez de incluí-la no evento do fim de semana. Atente-se ao corte, ao tempo sobre a brasa e surpreenda-se com os novos sabores

Samba, cerveja e carne. A combinação remete bem à forma brasileira de fazer churrasco. Mas começa a ganhar novos integrantes. Assar legumes tem se tornado frequente nesse tipo de comemoração. Abobrinha, brócolis e beringela vão parar nos espetos e nas grelhas em tipos de cortes também variados. Podem ser inteiros, em rodelas, partidos ao meio ou em cubos. Independentemente do formato, agradam aos vegetarianos e, segundo especialistas da culinária, também são ótimos complementos nos pratos dos adeptos da carne, deixando o fim de semana mais saudável e nutritivo.


[VIDEO1]


Nos restaurantes, os legumes têm sido alternativa para diversificar a tradicional forma de saborear o churrasco. É o caso do Coevo, em Brasília, que implementou o cardápio com os espetinhos de beringela, abobrinha e brócolis. Assados no calor de pedras de argila, eles surpreendem pelo sabor totalmente diferente da forma crua. Ficam macios e suculentos. De acordo com o Derzié, chef do estabelecimento, a ideia de fazer o churrasco de legumes veio a partir de pedidos feitos pelos clientes.

;No começo, a demanda era de vegetarianos, mas, depois de disponibilizarmos esse churrasco, observamos que até quem não gostava dos vegetais se rendeu ao novo formato do espetinho;, diz. Para o chef, o tamanho do grupo de admirados é um sinal de que as pessoas estão começando a incluir os vegetais com mais frequência à dieta, o que significa, além da aprovação da versão assada, maior preocupação com a saúde.