Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Restaurantes oferecem porções menores para evitar o desperdício

a rede de restaurantes especializada em carnes Pobre Juan, há pratos com dois tamanhos de corte

A expressão ;comer sem peso na consciência; não está voltada apenas para as regras da dieta. A culpa pode surgir também quando há desperdício. E as sobras nos pratos são tão vultosas quanto a preocupação com a obesidade. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, cerca de um terço de toda a comida produzida para o consumo humano é perdida ou desperdiçada no mundo, o equivalente a 1,3 bilhão de tonelada por ano. Atentos a essa questão, restaurantes oferecem no cardápio porções menores. O desafio é evitar as sobras sem comprometer a degustação do prato escolhido.

Na rede de restaurantes especializada em carnes Pobre Juan, há pratos com dois tamanhos de corte. De acordo com o gerente da unidade em Brasília, Ademar Silvestre, a adaptação foi feita para deixar os clientes mais à vontade. ;Era comum eles cancelarem o segundo pedido porque a porção normal da carne que vinha primeiro já era generosa. Mas algumas pessoas ficavam constrangidas em pedir um só prato e repartir a comida. Com a uma versão menor, evitamos essas situações embaraçosas;, explica Silvestre.

Há versões com 100g a menos de carne dos pratos ojo do bife ancho ; o maior tem 380g ;, bife ancho pobre juan, bife de chorizo e vacio ; os três também em versão de 400g. ;Com dois tamanhos de corte, as pessoas têm a possibilidade de escolher o prato de acordo com a necessidade delas e, por outro lado, conseguimos reduzir os custos de compra;, diz Luiz Marsaioli, sócio-proprietário da rede.