Diversão e Arte

Artista Girafa lança livro com imagens de pedintes e vendedores ambulantes

As fotografias foram tiradas em famosa praça de Lisboa

Nahima Maciel
postado em 03/05/2013 09:12

A praça lisboeta foi palco de um balé de anônimos fotografados ao longo de algumas horas por Girafa

Luis Jungmann Girafa nem imaginava transformar em livro um momento de pura contemplação. No último dia de uma viagem a Portugal, já prestes a voltar ao Brasil, o artista encontrou o amigo-poeta Artur Arriscado, também em vias de deixar a capital portuguesa. Para se despedir, os dois escolheram a varanda da Pastelaria Suíça, no bairro do Rossio, em Lisboa, enquanto as esposas faziam compras. Inspirado pela história do amigo ; um militante que lutou na guerra pela independência de Angola e passou um tempo exilado na capital portuguesa vivendo como mendigo ;, Girafa começou a fotografar os pedintes e vendedores ambulantes da Praça Dom Pedro, um lugar muito turístico e visado. Durante as horas passadas naquela varanda, uma coleção sem-fim de objetos bizarros e drogas foram oferecidos aos amigos. Em vez de comprar as bugigangas, Girafa roubou imagens desprentensiosamente.



Foi ao postar os retratos no Facebook e se surpreender com a repercussão que surgiu a ideia de fazer um livro. Anônimos do Rossio é uma crônica em imagens em preto e branco de uma tarde em uma das praças mais movimentadas de Lisboa. ;O livro não foi pensado, e as fotos não foram premeditadas;, conta Girafa. ;Mas quando vi as imagens, percebi que havia uma coincidência de um olhar, que havia uma história e uma ligação entre elas.; Quando escolheram a pastelaria do Rossio ; famosa por ser frequentada por turistas ;, os amigos tinham a esperança de encontrar algumas das figuras com as quais o poeta conviveu quando morava na rua. Não acharam nenhum conhecido, mas encontraram uma coleção de tipos e rostos que, na lente descompromissada de Girafa, viraram protagonistas de um balé melancólico durante uma tarde chuvosa.

As fotografias foram tiradas em famosa praça de Lisboa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação