Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Veneza premia com o Leão de Ouro o norte-americano William Friedkin

Friedkin iniciou a carreira em 1962 com trabalhos para televisão, em particular na série 'Alfred Hitchcock Hour', da qual dirigiu alguns episódios



"Depois de ter quebrados as regras do documentário com algumas obras televisivas idealizadas para um olhar seco, impiedoso e imprevisível, Friedkin revolucionou dos gêneros populares como o policial e o terror", destacou Barbera. O cineasta americano, produtor e roteirista venceu o Oscar por "Operação França" (1971), que denunciava as ramificações do tráfico de drogas.

Friedkin iniciou a carreira em 1962 com trabalhos para televisão, em particular na série ;Alfred Hitchcock Hour;, da qual dirigiu alguns episódios. O diretor foi aclamado pela crítica com seu filme mais recente, "Killer Joe", exibido na mostra oficial de Veneza há dois anos.

"Veneza, durante a ;Mostra;, é minha casa espiritual. Receber o Leão de Ouro é algo que não esperava, uma honra aceitar. Sinto gratidão e amor", declarou o cineasta, segundo o comunicado do festival. Durante o festival, Friedkin apresentará uma cópia restaurada de "O Comboio do Medo" (1977).