Diversão e Arte

Margem, Portal e Bueiro faziam barulho nos palcos e nas entrequadras do DF

Os grupos fizeram sucesso muito antes de a capital se tornar uma referência roqueira nacional

Irlam Rocha Lima
postado em 06/04/2013 13:12

Integrantes da banda Margem gravaram, enfim, um disco com as músicas criadas durante a trajetória do grupo

Bandas como Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude colocaram Brasília no mapa da música popular brasileira nos anos 1980. Mas o rock;n;roll de Brasília tem sua pré-história. Uma década antes, mesmo sem nenhuma estrutura, grupos como Margem, Bueiro, Portal, Carência Afetiva, Biscoito Celeste e o sugestivo Pólen já faziam barulho na cidade.



Reunidos nos gramados e embaixo dos blocos do Plano Piloto, ocupando espaços alternativos e participando de festivais, como os promovidos pelos colégios Elefante Branco e Pré-Universitário e pelo Ceub, jovens, muitos recém-saídos da adolescência, demonstravam vocação para a música. No entanto, por falta de recursos técnicos e financeiros, eles não conseguiram registrar o que produziam.

Quarenta anos depois, a Margem, uma dessas bandas identificadas com a primeira geração do rock no Distrito Federal, foi ao fundo do baú e retirou de lá parte de suas composições, que, finalmente, receberam gravação. Na última semana, Ney Gaúcho (guitarra), Nancho Las Casas (baixo), Almiro Pena (violão e voz), Sérgio Boré (percussão), Jaburu (bateria) e Aninha Chaves (vocal) se trancaram no estúdio Beco da Coruja (Condomínio Vivendas Colorado 2) e produziram um CD com 15 faixas, sob a supervisão do engenheiro de som André Togni.

Confira vídeo da banda

[VIDEO1]

Os grupos fizeram sucesso muito antes de a capital se tornar uma referência roqueira nacional

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação