Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Cantora Lady Gaga perde popularidade na internet, aponta estudo

Agência de marketing digital analisa repercussão da cantora na rede e revela que sua reputação atual está próxima de quando surgiu no mercado, há quatro anos


Os tempos de Lady Gaga como rainha da popularidade na internet podem estar perto do fim. A queda é apontada por um estudo da agência de marketing digital AccuraCast, que mediu o impacto da popstar em notícias e artigos da rede, além da visualização de conteúdos disponíveis online e a repercussão de seus passos artísticos e pessoais nas redes sociais.

Através dos recursos da ferramenta Google Trends, a empresa avaliou o crescimento da relevância de Stefani Germanotta na web desde 2008, quando ela surgiu no mercado com o primeiro single, 'Just dance', e atraiu atenção por suas aspirações à alta costura e pela influência da música setentista no álbum 'The fame'. Desde então, o gráfico que sintetiza a trajetória de Gaga na web aponta uma elevação da artista com a divulgação do vídeo de 'Paparazzi', que a projetou para além do nicho das rádios pop, direto para a casa dos milhares de compartilhamentos do clipe.

Em novembro de 2009, o início da turnê 'Monster ball' e o lançamento do EP 'The fame monster' conduziram a cantora para um degrau ainda mais alto de popularidade, que chegaria ao ápice com o estrondoso sucesso da faixa 'Bad romance' e suas subsequentes aparições na TV. O surgimento do exótico vestido de carne durante o Video Music Awards da MTV, em 2010, também marcou um pico nas buscas pela estrela na internet. Depois disso, o gráfico declina e a relevância da autora de 'Poker face' começa a cair.


"Desde maio de 2011 a popularidade [de Gaga] tem caído quase que continuamente a cada mês e mostra poucos sinais de recuperação" relata a AccuraCast. Naquele ano, o lançamento do álbum 'Born this way' causou uma nova ascensão no gráfico da cantora, mas a curva positiva não se manteve por muito tempo."Se considerarmos o quanto Lady Gaga esteve ocupada ao longo de 2012, sua queda em popularidade online é surpreendente", analisam os especialistas da empresa de marketing.



No ano passado, a artista norte-americana entrou em turnê, lançou sua própria fragrância e se envolveu em polêmicas que levantaram debates — sua mudança de peso a levou a se assumir como vítima de distúrbio alimentar. Contudo, sua reputação online continuou em declínio durante os últimos 12 meses. Na situação atual, a relevância de Gaga se aproxima de quando ela surgiu no mundo pop, há mais de quatro anos.

Desde o fim de 2012, a popstar enfrenta redução na venda de ingressos para sua grandiosa turnê 'Born this way ball'. O último ranking da Revista Forbes a colocou abaixo de Jennifer Lopez na listagem de celebridades mais influentes. Seu posto de número 1 em seguidores no Twitter foi tomado por Justin Bieber. Nesta semana, o Youtube retirou cerca de 200 milhões das exibições de seus vídeos durante uma manutenção. Contudo, a chegada de ARTPOP, terceiro álbum de estúdio, pode catapultar Germanotta de volta ao topo das celebridades na internet. O primeiro single do novo disco tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2013.

Assista ao vídeo de 'Just dance', primeiro sucesso de Lady Gaga: