"Queríamos que tudo fosse muito real e isso se vê nas texturas, mas também há o uso da cor diferente", explicou. Por exemplo, Helena Bonham Carter e Sacha Bahon Cohen são "uma explosão de fantasia, como um disfarce". "Quando abordamos um filme de época, normalmente a intenção principal é reproduzir a realidade com muita exatidão", disse. "Já que é um musical, e que essa é uma situação que não se dá na vida real, tínhamos que abordar algo de fantasia. Sabíamos que teríamos que caminhar sobre a linha que separa realidade e fantasia".
Para criar essa arte hiperrealista, que não economiza na sujeira e nos cheiros que o espectador quase pode sentir, Delgado se inspirou nas obras de pintores da época como Delacroix, Goya, David e Ingres. No figurino das primeiras cenas, quando o protagonista Jean Valjean é um ex-condenado, Delgado elegeu tons azulados e texturas rugosas, com fios mais grossos, como linhos e lãs brutas. À medida que o filme avança e Valjean se redime, Delgado refinou sua proposta para "tecidos mais finos, com cores mais complexas, sedas, mais agradáveis ao corpo", disse o figurinista de Lanzarote, sem revelar seus próximos projetos, porque é "muito supersticioso".