Criado em 1971, o Giffoni Film Festival chega neste ano ao Brasil com a ideia de que o cinema não é apenas entretenimento, mas pode ajudar os jovens a ter uma visão ampla do mundo. Serão filmes de 11 países, incluindo o Brasil, exibidos de 28 de janeiro a 1; de fevereiro no Memorial da América Latina, zona oeste paulistana. Todas as obras dialogam de alguma maneira com os jovens, público-alvo da mostra. Além das exibições, serão promovidos oficinas e bate-papos com atores e diretores.
;São filmes do mundo inteiro: Suécia, Noruega, Rússia...tentando mostrar as diferenças de um roteiro filmado em um país e em outro;, ressalta o diretor da Mix Make, empresa que produz o festival no Brasil, Marco Scabia. Segundo ele, o evento, voltado para jovens de 12 a 17 anos, ajudará os jovens a ;entenderem um pouco do mundo através do cinema.
Leia mais notícias em Diversão e Arte
[SAIBAMAIS]Um júri de 400 jovens, sendo que 30 são estrangeiros, avaliará os filmes e apontará os vencedores do festival. Eles foram escolhidos em parceria com escolas ou diretamente, por meio de um cadastro disponibilizado na internet. ;Os jurados dos filmes são jovens que têm paixão por cinema e que farão uma imersão durante uma semana;, destaca Scabia, que lembra que a própria interação entre os adolescentes é parte do espírito do evento.
Entre os títulos brasileiros que poderão ser vistos estão Xingu, Gonzaga ; de Pai para Filho e O Contador de Histórias. A expectativa da organização é que esta edição do Giffoni atinja um público de 8 mil pessoas, entre as sessões abertas e fechadas.