Diversão e Arte

Espetáculo Noistudim ajuda a contar história do teatro cômico em Brasília

Com sucessão de esquetes sem interação, o quarteto quase não se cruza, mas o encontro no palco é a celebração de antiga amizade

postado em 19/01/2013 08:00

Todos eles: Cláudio Falcão, Madelon Cabral, Ribamar Araújo e Carlos Anchieta

;Como em toda estreia, a tendência é ir melhorando;
Cláudio Falcão

;Ruth Guimarães me impregnou com as artes cênicas;
Ribamar Araújo

;Nunca fiz isso. Eles são loucos, me jogaram no fogo;
Madelon Cabral

;Estas são as pessoas que eu tinha em mente para trabalhar;
Carlos Anchieta

Houve um tempo em que o teatro brasiliense apenas engatinhava. Mas mesmo nas produções mais mambembes, o artista local já mostrava que sua verve para a comédia pulsava além da conta. Hoje, o gênero firmou-se com tanta força na capital federal que pode-se dizer que a cidade exporta comediantes, dos quais a companhia Os Melhores do Mundo é o exemplo mais bem-sucedido. Mas há outros nomes ; mais ou menos conhecidos ; cujo papel é essencial nessa história. É o caso dos atores Cláudio Falcão, Madelon Cabral, Ribamar Araújo e Carlos Anchieta, que estão em cartaz com o espetáculo Noistudim ; A comédia das férias, até fevereiro.

No projeto, uma sucessão de esquetes sem interação entre si, o quarteto quase não se cruza, mas o ;encontro; no palco é a celebração de uma amizade antiga, cuja trajetória já se entrelaçou em outros momentos. Falcão, por exemplo, é filho de Ruth Guimarães, professora de teatro que iniciou Madelon e Ribamar, ainda adolescentes, no tablado. ;Ela me impregnou com as artes cênicas;, diz Ribamar. Logo, os três se conhecem há uma data. A saga do trio também está muito ligada à da turma d;Os Melhores do Mundo. No início da caminhada, inclusive, ela se confunde.



Ribamar é amigo de infância de Welder e Ricardo Pipo ; duas das caras mais conhecidas do Melhores. ;Morávamos no mesmo prédio e estávamos sempre juntos;, conta. Uma das primeiras aparições do ator na cena brasiliense foi ao lado da dupla, no Jogo de Cena, em fins dos anos 1980. O projeto é um espaço para que artistas da cidade deem uma canja de seus trabalhos em concepção. Dirigidos por Welder, Ribamar e Pipo apareciam em um quadro de um palhaço non sense.

Com sucessão de esquetes sem interação, o quarteto quase não se cruza, mas o encontro no palco é a celebração de antiga amizade

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