. O evento ocorre na quadra comercial da 408 Norte a partir das 14h e terá atrações como o grupo Asé Dudu e as bandas Podre do Pacotão e Furiosa.
Qualquer pessoa pode participar do concurso. Para isso, basta enviar as músicas em arquivos MP3, letras ou vídeos produzidos em celulares, filmadoras ou aplicativos para o e-mail pacotaofolia@gmail.com. Ou ainda para o Facebook Pacotão Folia, até este sábado. "O pacotão não tem clima de formalidade, por isso algumas pessoas acabam deixando para levar as marchinhas em cima da hora, mas o ideal é que o material seja enviado antes", ressalta José Antônio Filho, conhecido como Joka do Pacotão.
O tema para as produções é livre, mas, as marchinhas devem, preferencialmente, fazer críticas sociais e políticas. Paródias não serão aceitas para o concurso. A comissão organizadora vai escolher as dez melhores sátiras carnavalescas e as três mais votadas serão gravadas no 13; CD do Pacotão. Ao todo, serão 12 jurados, entre jornalistas, artistas e participantes do bloco.
A banda Pacotão estará no evento para animar o concurso e acompanhar a apresentação dos inscritos. No fim da tarde, o resultado será divulgado no local em clima de folia e descontração. "É festa desde o começo da votação. É Carnaval", diz Joka.
Liga dos blocos tradicionais e Pacotão
A Liga dos Blocos Tradicionais de Brasília surgiu com a necessidade de organizar o calendário de rua do Distrito Federal. Hoje a instituição é composta por oito blocos (Pacotão, Galinho de Brasília, Mamãe Taguá, Asé Dudu, O Menino da Ceilândia, Bloco dos Raparigueiros, Baratona e Baratinha), com objetivo de unir todas as manifestações culturais carnavalescas tradicionais em todo o DF.
O bloco Pacotão é composto por um humor ácido, escrachado e sem partidarismo político. Em 2011 o tema escolhido para as marchinhas foi o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Ficha Limpa. Já em 2012, várias referências ao governo da presidente Dilma Rousseff e à sucessiva queda de ministros suspeitos de envolvimento com atos corruptos desfilaram nas canções do bloco.