Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Documentário Produced by George sobre 'o quinto Beatle' chega ao Brasil

Para além da relação quase simbiótica mantida entre ele e os Beatles ; provavelmente, a mais bem-sucedida parceria jamais estabelecida entre um artista e um produtor musical em todos os tempos ;, Sir George Henry Martin merece ter seu nome perpetuado nos anais da música por ter sido o principal produtor de discos da história do Reino Unido. Assim sendo, batizar o documentário que se propôs a revisitar toda a trajetória do assim chamado ;quinto beatle; ; um epíteto que, modestamente, ele sempre recusou ; de Produced by George Martin não poderia ser mais perfeito.

Chegando ao Brasil com poucas semanas de diferença em relação à sua edição no exterior, o DVD provê uma análise detalhada sobre a vida e a trajetória profissional de George Martin. Da infância passada no distrito londrino de Highbury ao serviço militar em plena 2; Guerra Mundial, passando pela exposição íntima de sua vida em família, os 60 minutos do documentário ainda incluem clipes de canções que expõem a fabulosa extensão de seu trabalho, além de depoimentos esclarecedores feitos por músicos do quilate de Paul McCartney, Jeff Beck, Ringo Starr, Cilla Black, John McLaughlin e Rolf Harris.



Igualmente reconhecido como arranjador, compositor, engenheiro de som e maestro, além de fluente na execução de piano, oboé e vários teclados, Martin começou a atuar profissionalmente no departamento de musica clássica da BBC nos anos 1940. Em setembro de 1962, depois de um primeiro encontro em que George Harrison fez piada com a gravata do produtor, Martin e os Beatles iniciaram aquela que seria uma longa e frutífera relação com a gravação de How do you do it e, na sequência, com Andy White na bateria e um contrariado Ringo Starr deslocado para tocar pandeiro e maracas veio Love me do.

Entre curiosidades ; em uma conversa com Paul McCartney, Martin confessa que só se interessou pelo rock;n;roll no começo porque queria bater o recorde de sucessos cravados em primeiro lugar nas paradas por seu rival Norrie Paramor, então a serviço do ;Elvis inglês; Cliff Richards ; e lembranças não tão doces ; é com um travo de amargura que o produtor fala de quando foi dispensado das sessões de Let it be por John Lennon, que não queria as ;porcarias; de Martin no disco ;, Produced by George Martin cumpre com louvor a missão de honrar uma das grandes lendas dos bastidores do rock. Um DVD obrigatório em todos os sentidos.