Diversão e Arte

Filme "Cantando na chuva" completa 60 anos e ganha edição comemorativa

Ricardo Daehn
postado em 09/11/2012 08:15

Numa análise precisa partiu da azeda crítica de cinema Pauline Kael uma das melhores observações sobre o porquê de tanto êxito de o musical Cantando na chuva emplacar: retratava norte-americanos ;alegres e livres;, que evitavam se levar a sério. O bem-amado musical, que ganha edição comemorativa aos 60 anos, em blu-ray, pela época retratada, podia ter enveredado para um negativismo, dado o precipício da Grande Depressão. Quis o destino que um punhado de músicas daquele período fossem reunidas (com a inédita Moses supposes), numa espécie de exaltação às composições de Arthur Freed (um dos produtores de O mágico de Oz) e de Nacio Herb Brown, dando chão, em nada escorregadio, para que Gene Kelly (codiretor de Cantando na chuva, ao lado de Stanley Donen) imortalizasse a radiante alegria impressa num dos mais esplendorosos momentos da sétima arte.

O tempo é de tirar as galochas, no inaugural contato para gerações que não tiveram o privilégio de pisar as poças d;água (misturadas a leite, para melhor serem captadas pela câmera) com Kelly. Citado até em Laranja mecânica, Singin; in the rain foi reavivado pela inclusão, em meados dos anos 1970, no documentário Era uma vez em Hollywood. Curiosamente, nem sempre foi unanimidade e, mesmo à época do lançamento, foi eclipsado por campanha a favor do Oscar para Sinfonia de Paris.

Confira abaixo o trailer do filme

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação