Com inauguração marcada para as 19h desta segunda-feira (22/10) no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), a exposição Corpos presentes ; Still being, do artista inglês Antony Gormley, pode chocar, mas certamente não passará em branco na paisagem de Brasília. As esculturas de corpos moldadas em ferro e outros materiais formam as instalações montadas no CCBB, mas também estão espalhadas pela cidade.
Uma delas, plantada próximo ao Palácio do Planalto, foi derrubada na noite de ontem e embalada em plástico. A produção da mostra não tem ideia do motivo do vandalismo. Outra peça instalada na parada de ônibus da Ponte JK quase foi removida pela polícia, que não sabia a origem da obra de arte. Na Rodoviária, o público ganhou destaque pelo bom-humor. A nudez da escultura chamou a atenção de quem passava. Alguns até tentaram interagir.
As esculturas de Gormley crescem em monumentalidade na paisagem de Brasília. Um pavilhão de 600 m; foi erguido nos jardins do CCBB para receber Critical mass 3, um conjunto de corpos nas mais variadas posições dispostos pelo chão e pendurados no teto do espaço. É a reflexão do artista para a fragilidade e a violência da condição humana. Em uma das galerias, um labirinto em material fluorescente transporta o visitante para um mundo de sensorial. A exposição fica em cartaz até 6 de janeiro.