Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Banda mineira Jota Quest é uma das grandes atrações do Green Move Festival



Em um primeiro momento, o que vai chamar mais a atenção são os shows de Rita Lee, Titãs e Jota Quest, em 4 de novembro, na Esplanada dos Ministérios. Mas o Green Move Festival ; A Onda É Ser Verde tem abrangência muito maior, ao propor ações como o incentivo ao aprendizado e à educação sustentável nas escolas e universidades, ao plantio de árvores e ao recolhimento de lixo de parques e áreas preservadas ambientalmente, além de um concurso cultural visando promover estudos sistemáticos sobre o nosso ecossistema.

;O festival é um projeto gerador de informações e ações solidárias para a conscientização sobre a responsabilidade de todos em contribuir para a preservação do meio ambiente e do ecossistema do cerrado. O festival será totalmente democrático e gratuito, pois para participar é preciso apenas se engajar a alguma das ações propostas;, afirma Marcelo Piano, diretor e coordenador do evento.

As informações para quem desejar tomar parte nas ações podem ser encontradas no site www.greenmovefestival.com.br. De acordo com Piano, o participante de cada ação validada terá direito a dois ingressos para assistir aos shows de Rita Lee, Titãs e Jota Quest na área próxima ao palco.

;Vidinha de hippie;
Em entrevista por e-mail ao Correio, Rita diz que não vai encerrar a carreira. ;Estou no fim de um ano sabático, fazendo raras apresentações;, explica a cantora, que em janeiro anunciou a aposentadoria dos palcos. ;Estarei aí em novembro, porque simpatizo com Brasília e com o Green Move Festival. Sou verde antes de o verde entrar na moda, guardo reminiscências da minha vidinha de hippie.;

Mãe do rock brasileiro, Rita lançou em maio o CD Reza. O título veio da canção homônima, que ela vê como ;uma oração de autoproteção, coisa de benzedeira, macumba caseira e um mantra diário;. Músicas desse álbum estarão lado a lado com clássicos da obra da cantora e compositora no repertório do show na Esplanada dos Ministérios. Sobre dividir o palco com Titãs e Jota Quest, Rita é enfática: ;São meus companheiros de tchurma;.

Leia mais notícias de Diversão e Arte

Consciência ecológica
Feliz por participar do Green Move Festival, Rogério Flausino, vocalista do Jota Quest, confidencia: ;Sonho em dividir uma parceria com a Rita. Quem sabe o festival não me proporciona um encontro com ela para que eu possa, finalmente, revelar esse meu desejo?;.

Ligado ao Green Peace há algum tempo, o Jota Quest já desenvolveu ações em parceria com a instituição. ;Ao receber o convite, o Jota se sentiu totalmente identificado com a proposta do festival. A consciência ecológica sempre nos mobilizou. Há alguns anos, estivemos em Manaus com o pessoal do Green Peace para denunciar a extração de madeira de forma ilegal. Doamos os direitos de Oxigênio, faixa de abertura do nosso álbum lançado em 2000, para o Green Peace;, lembra Flausino.

O show da banda mineira que o brasiliense verá no Green Move Festival é Folia & caos, que tem por base o repertório do DVD lançado em maio, gravado ao longo da turnê comemorativa dos 15 anos de estrada. ;Estamos muito contentes com o resultado desse DVD. O Jota teve o privilégio de ter como convidados especiais artistas como Ney Matogrosso, Seu Jorge, Pitty e, claro, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, músicos da Legião Urbana de quem sempre fomos admiradores. Os dois estiveram conosco em 10 dos 20 shows pelo país, inclusive naquele inesquecível que fizemos na AABB, em Brasília.;

Em tempo de comemoração dos 30 anos de carreira dos Titãs, Branco Mello, Paulo Miklos, Sérgio Britto e Tony Bellotto farão na Esplanada o show Futuras instalações. Eles vão misturar no roteiro clássicos da banda e algumas músicas novas, que serão experimentadas junto ao público. Nessas composições mais recentes, o grupo mescla elementos da música brasileira, como guitarradas e sons de bandas de pífano e da região do Xingu.

Green Move Festival
Shows de Rita Lee, Titãs e Jota Quest no dia 4 de novembro, na Esplanada dos Ministérios, com entrada franca. Informações: www.greenmovefestival.com.br.