No calendário dos espanhóis, o 12 de outubro é especial. É nessa data que se celebra a padroeira nacional, Nossa Senhora de Pilar, e é lembrada a chegada de Cristóvão Colombo à América, descortinando o novo mundo. Por esses motivos, é conhecida como o Dia da Espanha. ;É uma comemoração importantíssima pois nos identifica como nação, celebra nossa história e tradições;, comenta Pedro Eusébio, diretor do Instituto Cervantes de Brasília, que, ao lado da Embaixada da Espanha, organizou a programação cultural que começa hoje e segue até a próxima sexta-feira.
Hoje, às 20h, a Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional recebe o espetáculo flamenco Más que palabras. No palco, o violonista Javier Jimeno será acompanhado pela cantora Ana Fargas e pela bailarina Charo Martín. Em cena, o trio espanhol transforma música e poesia em emoções vivas. ;No espetáculo, estou no limite, constantemente;, conta Jimeno. ;O violão é o fio condutor, passando por música, canto e dança. Cada peça executada exige técnica, força e muita precisão. Mas, certamente, nada faria sentido sem os símbolos que expressam os sentimentos de amor e morte ; com a força de vida e a sensibilidade que só o flamenco sabe transmitir;, aponta o músico.
Foto, teatro, música
A exposição fotográfica Miradas en camino de Santiago está montada no foyer da Villa-Lobos e lá permanece até o dia 17. Composta por 70 fotografias, a mostra apresenta registros feitos por alemães, austríacos, britânicos, poloneses e espanhóis da paisagem, da arquitetura e dos peregrinos que passam pelo caminho de Santiago de Compostela.
Programe-se
Más que palabras
; Hoje, às 20h, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional. Ingressos: R$ 60 e R$ 30 (meia). Classificação indicativa livre.
Exposição fotográfica Miradas en camino de Santiago
; Até 17 de outubro, no foyer do Teatro Nacional. Entrada franca. Classificação indicativa livre.
Concerto com Maestro Alexis Soriano
; Terça-feira, 9 de outubro, às 20h, a Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional. Entrada franca. Classificação indicativa livre.
Batucada digital
; Sexta-feira, 12 de outubro, às 17h, no Centro Cultural Banco do Brasil (SCES, Trecho 2). Entrada franca. Classificação indicativa li,vre.