Agência France-Presse
postado em 06/09/2012 14:34
Uma apresentação ao ar livre de música popular brasileira e fado em Brasília abrirá nesta sexta-feira, data da independência do Brasil, o ano de Portugal no país, que terá eventos culturais e econômicos entre as duas nações de histórias entrelaçadas.A cantora de fado Mariza e Roberta Sá, uma das novas musas da MPB, estarão à frente do show inaugural, que será repetido com Milton Nascimento em outras cidades brasileiras nas próximas semanas.
No dia 21 será a vez do início do ano do Brasil em Portugal com eventos na capital e em outras cidades portuguesas, informaram os organizadores.
"Apesar de uma história tão entrelaçada, o Brasil contemporâneo não é tão conhecido em Portugal, e vice-versa, por isso, buscamos estreitar os laços com um ano repleto de eventos", disse à AFP o responsável pelo Ano do Brasil em Portugal, Antônio Grassi.
"Este é o ano, este é o momento de levantar mais uma ponte entre dois países que têm entre si, e a uni-los, um mar de afetos, de palavras, de entendimentos. É lá que está a nossa história. Aqui, está também o nosso futuro", afirmou Miguel Horta e Costa, comissário-geral do Ano de Portugal no Brasil.
Cultura e arte, e também tecnologia, esportes e economia se destacam entre as atividades previstas.
O evento que será realizado até junho do próximo ano também tem como objetivo fortalecer a relação bilateral para combater a crise, e vários serão os encontros empresariais e econômicos previstos. "A crise compromete, mas este evento é também uma oportunidade para encontrar formas de sair dela", disse Grassi.
O ministro das Relações Exteriores português, Paulo Portas, viajou ao Brasil para participar da abertura do ano de eventos.
Em 1808, o Rio de Janeiro recebeu a Corte Real portuguesa, que fugia das forças francesas de Napoleão Bonaparte, quando invadiram a Península Ibérica. Foi um momento único em que um dos maiores impérios do mundo passou a ser governado a partir da colônia.
[SAIBAMAIS]Em 1821, a família real deixou o país e, no ano seguinte, D. Pedro I proclamou a independência do Brasil.
Em 2011, o comércio bilateral entre Brasil e Portugal atingiu 2,98 bilhões de dólares, com um saldo favorável ao Brasil de 1,219 bilhão. De janeiro a julho deste ano, as importações portuguesas caíram 27%, enquanto o Brasil aumentou suas compras de Portugal também em 27%.