Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Festival de Brasília promoverá debate sobre gêneros cinematográficos

As tendências do cinema contemporâneo são tema do debate Gêneros cinematográficos e suas interfaces, que integra a programação do 45; Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, promovido na capital federal de 17 a 24 de setembro. O evento reunirá 30 filmes na mostra competitiva, disputando prêmios que somam R$ 635 mil. O debate será realizado no dia 19, às 17h, no Kubitschek Plaza Hotel, Salão Caxambu (DF), com entrada franca.

[SAIBAMAIS]Ao longo de mais de 100 anos de história do cinema, foram surgindo diferentes tipos de filmes e também tentativas de enquadrá-los: seja por gênero, temas ou escolhas estéticas, entre outras coisas. Embora cada filme seja único, alguns guardam semelhanças, o que permite agrupá-los em determinadas tendências.

Alguns gêneros se tornaram clássicos, como o western. A distinção entre cinema documentário e cinema de ficção, por exemplo, foi estabelecida logo nos primeiros tempos. Com o avanço da indústria cinematográfica, algo semelhante ocorreu em relação ao cinema de indústria e o de autor. Na produção contemporânea, tais fronteiras vêm sendo borradas e questionadas.

Desse questionamento nasce o debate do festival, que será coordenado por Dácia Ibiapina, cineasta, professora e pesquisadora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Entre suas realizações destacam-se os documentários Palestina do Norte: o Araguaia passa por aqui (curta, 1998), O chiclete e a rosa (curta, 2001) e Entorno da Beleza (longa, 2012).



Na mesa, os especialistas Ataídes Braga, Eduardo Santos Mendes, Guile Martins e Adirley Queirós. A mediação será de Erika Bauer, cineasta e professora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Ela é produtora e diretora de filmes como Com a liberdade na terra (curta, 1987) e Dom Quixote do Araguaia (longa, 2011).

Adirley Queirós é graduado em cinema pela UnB, mora em Ceilândia (DF) e integra o coletivo Ceicine. Ataídes Braga, de Minas, é poeta, crítico e professor de cinema, roteirista e diretor de produção. Atua como docente na Universidade UNA, em BH. De São Paulo, participam o professor da ECA-USP Eduardo Santos Mendes e Guile Martins, formado em audiovisual pela ECA-USP, com especialização em som.

A 45; edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem coordenação geral de Sérgio Fidalgo e coordenação adjunta de Graça Coutinho. Informações: www.festbrasilia.com.br.