Entre as grandes reclamações dos cineastas brasilienses registradas durante a realização do 44; Festival de Brasília do Cinema Brasileiro no ano passado, uma tinha um índice tão grande de adesão que tornou-se difícil não ouvir as súplicas. ;Os cineastas estavam insatisfeitos com Mostra Brasília com razão. As exibições no Museu da República e a falta de seleção eram ruins para a exibição dos filmes do Distrito Federal. Não era a situação ideal, mas foi o que a gente pôde fazer até aquele momento;, reconheceu o diretor do Festival, Sérgio Fidalgo.
[SAIBAMAIS]Em coletiva de imprensa, realizada ontem de manhã, na sede da Câmara Legislativa do Distrito Federal, o presidente da casa, deputado Patrício (PT/DF) anunciou as mudanças para este ano e a lista de selecionados contendo 18 filmes (dois longas-metragens, 28 curtas documentais e 17 ficções). A Mostra dedicada a filmes produzidos no Distrito Federal será feita de forma enxuta, na tarde de sábado e domingo, durante a semana de realização do festival, entre 17 e 24 de setembro, na sala Martins Penna do Teatro Nacional. Até ano passado, não existia qualquer forma de seleção de filmes para a mostra realizada há 17 anos pela Câmara do DF. Todas as produções, feitas no Distrito Federal, rejeitadas pelas comissões de seleção da mostra competitiva do Festival de Brasília eram automaticamente incluídas na mostra. A ausência de critérios transformava o evento paralelo numa maratona de filmes. Muitos sem condições técnicas ou artísticas para participar de um festival profissional.
Confira a a lista dos 18 filmes selecionados para a Mostra Brasília, na próxima edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro:
Longa-Metragem
- Parece que existo, de Mario Salimon (documentário)
- Sob o signo da Poesia, de Neto Borges (documentário)
Curta-Metragem
Ficção:
- A caroneira, de Otavio Chamorro e Tiago Vaz
- Bibinha, a luta continua, de Adriana de Andrade
- Colher de Chá, de J. Procópio
- Hereditário, de Sérgio Lacerda e Johil Carvalho
- Hex omega, de Diogo Serafim
- Kinólatras, de Tiago Belotti, Rodrigo Luiz Martins e Gustavo Serrate
- Meu amigo Nietzsche, de Fáuston da Silva
- Na cozinha, de André Luis da Cunha
-O corpo da carne, de Marisa Mendonça
- Sagrado coração, de Cauê Brandão
- Um Copo D;água, de Maurício Chades
- Véi, de Juliano Cazarré
Documentário:
- A Jangada de raiz, de Edson Fogaça
- Cidadão de Limpeza Urbana, de Lucas Madureira e Thandara Yung
- Vida Kalunga, de Betânia Victor Veiga
- Zé do pedal, acima da terra e abaixo do céu, de Márcio Garapa e Viça Saraiva