Portugal, aliás, é um desses lugares em que a comida tem tanta expressividade cultural que se entrelaça na história do país. São vinhos, iguarias, pratos pesados, doces conventuais e, claro, muita sopa. Tantas que não dá para eleger a mais típica, embora exista a mais inusitada: a sopa de pedra. Preparada com feijão vermelho, orelha de porco, caldo de carne e folha de louro, o caldo servido fumegante vai à mesa com pedras quentes dentro da tigela, para manter o calor. ;Muita gente acha que a pedra é cozida junto, mas ela serve apenas para aquecer;, explica Arnaldo de Carvalho, sub-chef do A Bela Sintra.
Chupe de Camarones
Chef David Lechtig - El Paso Latino (404 Sul)
6 pessoas.
Ingredientes:
1kg de camarões com casca
2 espigas de milho em grãos
2 lt. de água
; xícara de óleo vegetal
3 dentes de alho
2 cebolas picadas
3 colhes de chá de pimenta seca moída
Pimenta dedo de moça verde picada
1 colher de chá de orégano
Hortelã a gosto
; xícara de arroz
; kg de batata
; xícara de ervilha
100 grs. De queijo minas frescal
4 ovos
1 lata de creme de leite
Sal e pimenta a gosto
Preparação:
Descascar os camarões. Frite as cascas dos mesmos e depois deixe ferver em 1 lt de água por 20 min. Bata no liquidificador e coe. Refogar o alho, a cebola e a pimenta dedo de moça. Colocar o arroz, o milho, a batata e o resto dos temperos e cozinhar.
Quando o arroz e a batata estiverem prontos agregar o camarão e deixar ferver por três minutos. Finalmente agregar os ovos e o creme de leite, mexendo bem e desligue o fogo, coloque o queijo cortado em cubinhos por cima na hora de servir.