Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Primeiro fim de semana do Cena Contemporânea tem programação extensa

Seis dos sete palcos de apresentações espalhados pela cidade exibem experiências nacionais e internacionais, da comédia ao drama e da ode à dança

Até o dia 28/7, no Espaço Petrobras, no Museu da República, a partir das 19h, o grupo argentino-alemão BiNeural-MonoKultur convida o público para interação com Outra Frequência, audio-performance para dois. Uma dupla de espectadores, transformada em atores, é convidada a passar por diferentes vivências sonoras e virtuais apenas com o uso de fone de ouvido e um aparelho MP3. O público assiste, do lado de fora, a uma coreografia compreendida apenas pelos dois amadores.

Diretamente da África do Sul para os palcos do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), a companhia Magnet Theatre apresenta hoje (20) e amanhã (21), às 21h, e domingo, às 20h, o espetáculo Every Year, Every Day, I;m Walking. Sob direção de Mark Fleishman, a peça baseia-se em registros de processo terapêutico realizado com crianças refugiadas em Joanesburgo e traça histórias dramáticas dos menores abordados.

Villa y Discurso, do chileno Guilhermo Calderón, monta dois programas em um só. Em Villa, o enredo mostra três mulheres que discutem alternativas para remodelar Villa Grimaldi, o principal centro de tortura de Pinochet. Já no segundo ato, Discurso, a presidenta Michelle Bachelet é representada por três mulheres em fictício discurso de despedida. A peça pode ser vista hoje e amanhã, às 20h, e domingo, às 19h, no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura, do Shopping Iguatemi.

A Sala Martins Penna acende as luzes nesta sexta-feira e também sábado, às 21h, para o espetáculo colombiano EnOtraParte, da fundação L;Explose, dirigido pelo coreógrafo Tino Fernández. Por meio de dança misturada à cênica, Fernández procura o conceito de identidade. Os atores bailarinos demonstram como é se sentir estrangeiro na sociedade contemporânea.

De amanhã até segunda-feira (23), no Teatro II, do CCBB, o mineiro Vanilton Lakka explora a anatomia humana em O corpo é a mídia da dança? ; Outras partes. O objetivo do espetáculo é fazer dança em vários suportes e formatos e provocar questionamentos como: em que corpo é possível produzir dança hoje?

O Teatro Goldoni, na Casa D;Itália, recebe, sábado e domingo, às 21h30, a encenação brasiliense A carne do mundo, da Cia. B de Teatro. A diretora Mariana Botelho convoca os atores brasilienses Spergio Sartório e Giselle Nirenberg para reproduzirem o recorte da vida de um homem e uma mulher com seus desejos e perversões, sob a ótica das relações cotidianas.

Música ; Paralelamente às apresentações nos palcos dos teatros, o roteiro do Cena Contemporânea também inclui atividades musicais na Praça do Museu da República.

Hoje, às 22h, o Cena Criolina apresenta a Festa Latina, um baile suingado ao redor dos países vizinhos. Amanhã, também às 22h, Festa Brasil, uma celebração à nossa cultura com ritmos brazucas. A programação musical retorna na quarta-feira (25), com shows da cantora Paula Lima, Ilê Aiyê e DJs convidados.

As atividades formativas, como oficinas, palestras, rodas de debates, e valores dos ingressos e classificações indicativas podem ser conferidas no site do festival: