Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Turíbio Santos comemora o cinquentenário de carreira em show

Especialista e maior intérprete da obra de Heitor Villa-Lobos, Turíbio Santos contribuiu decisivamente para o lançamento da música clássica brasileira no mercado europeu, ao gravar Doze estudos para violão, de autoria do maestro e compositor, lançados naquele continente. Boa parte de suas atividades artísticas sempre esteve ligada ao eterno mestre, autor das Bachianas.

Por mais de 20 anos, o violonista maranhense, ;carioca adotado;, foi diretor do Museu Villa-Lobos e do Festival Villa-Lobos, no Rio de Janeiro. Em 2012, de agenda lotada, ele comemora o cinquentenário de carreira; tempo que coincide com a criação do festival. Extensa programação celebrará a data, em novembro. ;Vou participar do evento, tocando no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico. Já as minhas cinco décadas de trajetória artística, vou festejar no Teatro Arthur de Azevedo, em São Luís, onde fiz o meu primeiro concerto, em 1962. Estarei ao lado da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB);, anuncia Turíbio.



De quarta a sexta-feira (6/7), às 21h, o brasiliense poderá reverenciar esse músico notável, que se apresentará no Espaço Cultural do Choro, em recital pelo projeto Meu caro amigo Chico Buarque. ;Adoro a obra do Chico, um dos mais originais criadores da música popular brasileira, mas em respeito a ele, não tocarei nenhuma de suas canções. A razão é simples: não consigo ver as melodias dissociadas de suas letras tão ricas, profundas e cheia de mensagens. Vou homenageá-lo em pensamento;, afirma Turíbio.