"Então eu mudei para ;Nero Fiddled; (primeiras palavras, em inglês, de uma expressão que descreve o imperador Nero tocando lira enquanto Roma ardia), mas metade dos países do mundo dizia: ;não compreendemos o que isso quer dizer, nós não conhecemos esta expressão;. Então optei por um título genérico como Para Roma, com amor para que todo mundo entendesse", admite, um pouco abatido.
O filme segue as histórias paralelas - e muitas vezes sentimentais - de vários casais, italianos e americanos, e conta com a presença de Penélope Cruz, Jesse Eisenberg, Ellen Page e Roberto Benigni. Woody Allen, que não aparecia em um de seus filmes desde Scoop em 2006, também retorna à tela no papel do pai de uma jovem americana a ponto de se casar com um italiano.
"Quando eu escrevo um script, se há um papel para mim, eu aceito. Mas à medida que eu fico mais velho, os papéis estão se tornando mais raros", disse. "Quando eu era jovem, podia ter o papel principal e fazer cenas românticas com mulheres, era engraçado e eu gostava. Mas agora que estou mais velho, estou reduzido à papéis de porteiro ou de velho tio, o que não é realmente a minha praia".