O brasiliense tinha um encontro marcado com Paul McCartney em 21 de abril de 2010. A apresentação do cantor em Brasília coroaria as comemorações pelo cinquentenário da capital. Mas, enfrentando grave crise no governo local, a cidade ficou sem esse presente. Para sorte dos fãs, Paul tem vindo ao país com frequência. É ;quase brasileiro;, diriam alguns. Na apresentação em Porto Alegre, em 2010, o cantor se dirigiu ao público em bom gauchês. Em Recife, em abril passado, falou com sotaque nordestino.
A história de Paul McCartney no Brasil começa no Rio de Janeiro, em 1990, com duas apresentações. Em 21 de abril daquele ano, o cantor levou 184 mil pessoas ao Maracanã, número recorde em um show de um único artista. ;Não dá para explicar a emoção de vê-lo ao vivo pela primeira vez;, comenta o fã Marcello Souza, 42 anos. ;Lembro que, em Fool on the hill, a plataforma onde ele estava tocando piano começou a rodar no fim da música, na parte do ;Round and round and round;. Foi incrível;. Sete shows de McCartney depois, vistos no Brasil e no exterior, Marcello percebeu que Paul emociona em qualquer lugar do mundo. ;Vi um show dele no festival Coachella (EUA), em 2010. Parecia um velório, de tanta gente chorando;, brinca.
Com nove shows de Paul na memória, o baterista Igor Karashima, 33 anos, integrante da banda brasiliense Let It Beatles (especializada no repertório do quarteto de Liverpool) atesta que o cantor está sempre disposto a agradar à plateia. ;É engraçado que ele faz sempre as mesmas piadas. São programadas. Mas funcionam, até porque ele é supercarismático, conversa com o público o tempo todo, pois sabe a importância que isso tem. Paul quer que a ida a um show dele valha a pena. E realmente vale, por isso fui vê-lo nove vezes!” (PB)
; Os shows no Brasil
; 20 e 21 de abril de 1990
Maracanã, no Rio de Janeiro
; 3 de dezembro de 1993
Estádio Pacaembu, em São Paulo
; 5 de dezembro de 1993
Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba
; 7 de novembro de 2010
Estádio Beira Rio, em Porto Alegre
; 21 de novembro de 2010
Estádio do Morumbi, em São Paulo
; 22 de novembro de 2010
Estádio Beira Rio, em Porto Alegre
; 22 e 23 de maio de 2011
Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro
; 21 de abril de 2012
Estádio do Arruda, em Recife
; 25 de abril de 2012
Estádio da Ressaca, em Florianópolis