Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Álbum do Iron Maiden se firma como marco na discografia, trinta anos depois

O presente de aniversário foi, digamos, surpreendente. Todo mundo já sabia que The number of the beast, disco clássico da banda de heavy metal britânica Iron Maiden, era uma avalanche sonora; mas desbancar obras-primas dos Beatles e dos Rolling Stones em uma eleição sobre o melhor álbum do Reino Unido nos últimos 60 anos foi um feito e tanto. E justamente quando o álbum completa 30 anos de existência (foi lançado em março de 1982). Longe dos questionamentos existenciais que afligem os que atingem a maturidade, a chegada à idade balzaquiana trouxe à obra serenidade e segurança, respaldada pela certeza de que perdura na memória dos admiradores do heavy metal.

A enquete foi feita no Facebook pela rede varejista HMV. O disco dos metaleiros ficou em primeiro lugar, com quase 10% dos votos do público. O motivo de se escolherem os últimos 60 anos é que este é o período no qual a Rainha Elizabeth II ocupa o trono britânico, marca celebrada com várias festividades no começo desta semana. Mas a pompa do jubileu de diamante da monarca em nada combina com o som pesado e vibrante do Iron Maiden, a maior banda de heavy metal do mundo.

;Estamos assombrados e encantados em ouvir que The number of the beast ficou em primeiro. Alguns dos mais influentes e clássicos álbuns dos últimos 60 anos estavam concorrendo, então é uma evidência do quão os fãs que votaram na gente são incrivelmente leais e solidários;, declarou o vocalista da trupe, Bruce Dickinson. ;Vencer com o voto do povo britânico, no ano do jubileu, é muito especial.; O orgulho do músico é compreensível, já que eles passaram à frente de ídolos como Pink Floyd, Queen e Oasis. A vitória não os coloca necessariamente entre o maiores músicos do mundo, mas é uma prova irrefutável do quanto são cultuados e mantêm seu público constantemente renovado.