Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá são hoje os remanescentes bem-sucedidos da banda Legião Urbana, que completa 30 anos de carreira neste ano. Em comemoração a data, a MTV convidou o ator Wagner Moura para cantar no lugar de Renato Russo, no projeto MTV ao vivo, com Wagner Moura, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá ; Tributo à Legião Urbana. "Imagina você estar em casa e um cara te ligar para te chamar para cantar Legião Urbana? É um sonho realizado", disse Wagner em entrevista à MTV. Originalmente, o show seria apenas nesta terça-feira (29/05), mas a procura foi tão grande, que a produção resolveu duplicar a data, e o Espaço das Américas, em São Paulo (com capacidade para 8 mil pessoas), também recebe o show nesta quarta-feira (30/05).
Os três, juntamente com Rodrigo Favaro (baixo), Caio Costa (teclado e arranjos) e Gabriel Carvalho (violão), trazem o show que será transmitido ao vivo pela MTV, a partir das 20h, com intervenções de Daniella Cicarelli, China e Thunderbird. A apresentação está marcada para duas horas depois. Como todo "ao vivo", ele será gravado e se transformará em um DVD. No repertório, estão canções de todos os discos, inclusive de A tempestade (1996), lançado no ano em que Renato morreu, e Um outra estação (1997), disco póstumo; que não foram mostrados ao vivo, além de lados B.
A apresentação também terá participações especiais, entre elas a do guitarrista Andy Gill, do Gang of Four, que vem especialmente para tocar com o trio, além de Fernando Catatau (guitarra) e Clayton Martins (bateria), do Cidadão Instigado, e Bi Ribeiro (Paralamas do Sucesso), que tocarão com Gill. Clayton ainda fica para Andrea Doria, do disco Dois (1986). Em entrevista para a MTV, Dado e Bonfá fizeram questão de deixar claro que não haverá outros shows além desses. Para eles, essa é apenas uma celebração dos 30 anos.
A MTV também ficou proibida de utilizar o nome Legião Urbana no tributo durante algumas semanas, por problemas com a família Mafredinni. Agora, o trâmite já foi resolvido. Essa não é a primeira que Dado e Bonfá se unem em homenagem ao Legião. Os dois já se apresentaram no Porão do Rock, em 2009, no show que trouxe vários vocalistas, entre eles Toni Platão, Hebert Vianna e André Gonzales; um show em Belém (PA) neste ano no mesmo esquema; e outro, no Rock in Rio do ano passado, com a Orquestra Sinfônica Brasileira e convidados.
Público desconfiado:
O publicitário Beto Siqueira, 37 anos, conheceu a Legião Urbana aos 12 anos de idade e mesmo gostando do grupo prefere dizer que não é daqueles fãs que "compram camiseta", embora tenha boas lembranças. "Eu lembro que uma vez nós fizemos uma festinha debaixo do bloco e colocamos o Dois (1986) todinho para tocar e nós sabíamos todas as letras de cor". Ele não chegou a ver os outros tributos, mas vê com certa desconfiança este: "Eu não sabia que o Wagner (Moura) cantava, o vi no filme O homem do futuro e gostei. Mas eu preferia que os caras tivessem escolhido alguém da época, como o Dinho; Não sei. Vamos ver".
Hugo Adejaime, 27 anos, também viu Wagner Moura no longa de Cláudio Torres cantando Tempo perdido e aprovou o ator, mas com ressalvas: "Ele estava bem no filme, mas não sei como vai ser no ;valendo;. Já que gravado você tem mais recursos, pode melhorar a voz". E se eles resolveram transformar isso numa turnê, ele estará lá. "Eu vou com certeza, mas não por causa do Wagner Moura, mas sim pelo o que a banda significa pra mim", confessa.
O músico Eduardo Hensen não sabia do tributo, mas é enfático: "É difícil alguém conseguir por meio da música chegar a mesma profundidade e carisma que o Renato tinha no palco". Foi na adolescência, que ele teve contato com a banda e hoje se considera "um louco pela Legião".
Serviço:
MTV Ao Vivo com Wagner Moura, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá ; Tributo ao Legião Urbana
Nesta terça (29/05) e quarta-feira (30/05), às 22h. no Espaço das Américas (Rua Tagipuru, 795, Barra Funda, São Paulo). Ingressos: R$ 200 (inteira) e R$ 100. Não recomendado para menores de 18 anos. Transmissão pela MTV, às 20h.