Londres - A Tate Modern abrigará em 2013 a primeira grande exposição internacional de Mira Schendel, considerada um dos maiores expoentes da arte contemporânea brasileira, anunciou o prestigioso museu londrino nesta quarta-feira (9/5).
Organizada em associação com a Pinacoteca do Estado de São Paulo, a retrospectiva reunirá 250 telas, gravuras e esculturas de autoria de Schendel (1919-1988) ao longo de toda a sua carreira, algumas das quais nunca foram expostas.
Nascida na Suíça, Schendel viveu na Itália antes de se mudar para o Brasil no final da Segunda Guerra Mundial, onde desenvolveu toda a sua produção artística, especialmente a partir de sua primeira participação na Bienal de São Paulo, em 1951.
"Mira Schendel era uma das artistas latino-americanas mais importantes e prolíficas do pós-guerra. Com seus contemporâneos, Lygia Clark e Helio Oiticica, ela reiventou a linguagem do Modernismo Europeu no Brasil", declarou a Tate em um comunicado.
A exposição ficará em cartaz na Tate Modern entre 26 de setembro de 2013 e 19 de janeiro de 2014, seguindo depois para São Paulo.