Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Festival de música quer mostrar que São Paulo também tem samba no pé

São Paulo - ;O samba não levanta mais poeira/ Asfalto hoje cobriu o nosso chão;. Os versos de Geraldo Filme (1928-1995) mostram que, influenciado pelas mudanças da cidade, o samba de hoje pode até não ser mais o mesmo. Apesar disso, o compositor atesta: ;é tradição e o samba continua;.

Os versos da canção Tradição (Vai no Bexiga pra Ver) dão nome a um festival que promete colocar muito samba no pé dos paulistanos durante esta semana. O festival É Tradição e o Samba Continua vai até domingo (6/5) no Memorial da América Latina, na zona oeste da capital paulista. A partir desta quinta-feira (3/5) a sábado (5/5), o festival começa às 21h. No domingo (6/5), os sambistas Toinho Melodia, Chapinha, Osvaldinho da Cuíca e a Velha Guarda da Camisa Verde e Branco vão tocar a partir das 20h. ;É uma mostra de samba cuja ideia é apresentar um panorama do samba atual feito em São Paulo, reunindo artistas novos e da velha geração;, explicou Sérgio Mendonça, coordenador-geral do projeto.

O festival de samba também pretende mostrar que se faz samba de qualidade na terra da garoa. ;São Paulo tem muito artista de qualidade. O samba em São Paulo, nos últimos dez anos, vem crescendo muito;, destacou Mendonça. Segundo ele, o samba que se faz na capital paulista não é diferente do que é feito no Rio de Janeiro ou em outras regiões do país. ;Samba é samba em São Paulo, no Rio, no Ceará. O samba tem uma linguagem muito parecida. O que tem se diferenciado em São Paulo é o surgimento, nos últimos anos, de diversas comunidades do samba nas periferias, que se reúnem todas as semanas;, destacou.

Em cada uma das noites do festival, um grande nome do samba paulista será homenageado: Adoniran Barbosa, Paulo Vanzolini, Geraldo Filme, Toninho Batuqueiro, Eduardo Gudin e Osvaldinho da Cuíca. Esta é a segunda edição do projeto que teve início em 2009. O intervalo entre as edições se deve, segundo Mendonça, à grande dificuldade em conseguir patrocínios. ;Esperamos que, a partir deste ano, ele se torne anual;, contou. Vinte e dois artistas vão se apresentar durante todos os dias do evento. ;Faltaram muitos dias para contemplar o que realmente o samba de São Paulo tem;, disse Mendonça.