Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Restaurantes investem em técnicas e criatividade para montar aperitivos

Sentimento desagradável é chegar ao restaurante com fome e ainda precisar exercitar a paciência para esperar o prato chegar. O duo faminto de ansiedades ; de encher a barriga e de saborear a comida escolhida ; tem fim com a oferta de um serviço simples e antigo, o couvert. Criado principalmente para acabar com esse estresse, os restaurantes incrementam as opções e tornam a pré-entrada uma etapa importante na degustação. Mas especialistas alertam: é preciso estar atento à forma adequada de usufruir dos aperitivos sem comprometer o prato principal.

De acordo com o coordenador do curso de gastronomia do Iesb, Sabastian Parasole, o couvert surgiu em grandes restaurantes da França como uma cortesia, um presente entregue ainda na entrada da casa. ;As casas faziam petiscos bonitos e elaborados para antecipar ao cliente o que estaria por vir. Lá, o serviço é chamado de amuse bouche;, ensina. Pães, manteigas e patês configuravam os principais alimentos servidos, mas os estabelecimentos ;engordaram; os petiscos e passaram a cobrar por eles. ;Está embutido nesse valor a lavagem das toalhas de mesa, os copos e outros serviços;, esclarece. Para o chef, é importante que as casas tenham em mente que o couvert não pode ser tão substancioso, o que não impede que eles sejam criativos e gostosos. Casé Moura, restaurateur do San Lorenzo, escolheu os vegetais assados e conservados no azeite para melhor abrir o cardápio.