Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Prefeitura de Paulínia cancela festival para investir na área social

Foi cancelada a edição deste ano do Festival de Cinema de Paulínia, município do interior de São Paulo. A iniciativa foi tomada pelo prefeito da cidade, José Pavan Junior (PSB), que afirmou que todos os investimentos na cultura continuarão a serem realizados. De acordo com Pavan, R$ 10 milhões seriam destinados à edição de 2012. Porém, o intuito da prefeitura é priorizar áreas sociais, para investir na construção de novas escolas, casas, na saúde e em programas para o meio ambiente. A realização ocorreria entre os dias 21 e 28 de junho, no Theatro Municipal Paulo Gracindo.

Apesar da decisão, Pavan afirmou que Paulínia continuará a apoiar longas e curtas metragens produzidos. Disse ainda que investirá também em festivais de dança, concertos, peças teatrais e na formação e capacitação dos 1.200 alunos que frequentam o Espaço Cultura do município.

Nesse ano, o Festival de Cinema chegaria à 5; edição. O espetáculo atraiu ao longo dos anos algumas das produções cinematográficas mais esperadas, sendo alçado a um dos mais importantes e reconhecidos eventos culturais do Brasil. Com quase 70 mil habitantes, o município de Paulínia fica a 120km da capital paulista e abrigou também, no ano passado, uma edição do festival de música SWU.