Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Chef Claude Troisgros encanta brasilienses com receitas maravilhosas

A língua enrolada falando o português cheio de sotaque não impede que Claude Troisgros, o chef-;marravilha;, conquiste a simpatia de todos que o conhecem. Pelo contrário, esse é um dos pontos que cativa quem o escuta. Nos seus restaurantes ; todos no Rio de Janeiro ;, nos programas de tevê ou nas aulas que dá pelo Brasil, o francês acariocado arranca sorrisos pelo seu jeito estabanado e aplausos por sua deliciosa comida.

Em visita a Brasília, como primeiro convidado do Casa Park Gourmet, o chef mais uma vez conseguiu a façanha de transformar um simples ato como o de cozinhar num show digno de grandes plateias. E olha que esse público não é formado unicamente por interessados em gastronomia. Até mesmo aqueles que nunca se imaginaram na cozinha ficam tentados a cozinhar. Um exemplo é a atriz Narciza Leão, convidada para participar da preparação do primeiro prato. ;A gente tenta cozinhar, né? Mas não acho muito fácil;, disse ela, enquanto se aventurava a fatiar a batata num cortador industrial.

Confira algumas receitas do chef Claude Troisgros

Lagostins crisp, batata-doce agridoce

Xarope
Ingredientes
350ml de água
80g açúcar
2 paus de canela
3 cravos
2 anis estrelados
100g gengibre fatiado

Modo de preparo
Ferva todos os ingredientes por cinco minutos.

Batata-doce
2 batatas-doce

Modo de preparo
Fatie a batata com a pele em lâminas de 1mm de espessura. Ferva as fatias no xarope por 30 segundos e retire. Coloque na água com gelo por 5 minutos. Retire e seque com um pano.

Lagostins
12 lagostins
sal e pimenta a gosto

Modo de preparo
Tempere cada lagostin. Enrole cada uma em uma fatia de batata-doce preparada no xarope. Deixe uma aba e prenda com palitinho. Frite no óleo misturado meio a meio com azeite. Quando estiver dourado, deixe secar.
Sirva com azeite, gotas de limão e mini folhas.

Filé de cherne com banana, molho de passas e coentro
4 filés de cherne de 180g cada
4 bananas d;água
2 colheres de azeite
sal, pimenta-do-moinho

Modo de preparo
Tempere o peixe com sal e pimenta e deixe corar no azeite. Corte as bananas em dois com a pele e coloque na mesma frigideira do peixe. Vire os dois e deixe assar no forno prá-aquecido a 180;C por 12 minutos.

Molho
200g de manteiga noisette
80g cebola picada
2 dentes de alho picado
1 suco de limão
2 colheres de molho de soja
120g de passas pretas
1 colher de urucum
8 grãos de pimenta-do-reino branca
1 colher de coentro picado
sal

Modo de preparo
Derreta a manteiga até ficar noistette. Acrescente a cebola e o alho picado. Colocar suco de limão e o molho de soja e colocar as passas. Junte o urucum e a pimenta em grão quebrada. Verificar os temperos e acrescentar o coentro. Monte o prato fazendo uma cama de bananas, o peixe em cima e o molho cobrindo o peixe.