Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Esperanza Spalding quer provocar surpresas com seu quarto disco de estúdio

No quarto disco da carreira, uma das cantoras mais respeitadas da nova geração de jazzistas amplia o próprio estilo e experimenta o pop

O hábito de ouvir rádio pode não parecer muito misterioso para quem está acostumado a, por exemplo, zapear o dial durante um passeio de carro. Para Esperanza Spalding, no entanto, a atividade corriqueira pode revelar descobertas a cada estação. ;A maravilha do rádio é que, a todo momento, um som desconhecido pode provocar surpresas e ampliar o repertório do público;, comentou, em entrevista ao site NPR. É esse o tipo de susto (saudável) que a cantora, compositora e multi-instrumentista quer provocar em quem ouve seu quarto disco de estúdio, Radio music society.

Lançado recentemente no Brasil, o álbum mostra o compromisso da cantora com uma missão: criar pontes (e, antes disso, eliminar muros) entre o jazz e o pop. A ambição se justifica graças ao status adquirido por uma revelação norte-americana que é bem- aceita tanto em círculos jazzísticos quanto na programação das FMs. Quatro anos após o primeiro sucesso da carreira ; o disco Esperanza ; e ainda sob impacto do primeiro Grammy (em 2011, na categoria melhor artista nova), Spalding está na ribalta do show business. Por isso mesmo, não são tímidas as expectativas em torno do disco novo.