Washington - A atriz Jane Fonda, cujo nome é sinômino de alerta nos meios conservadores dos Estados Unidos por seu polêmico ativismo contra a guerra do Vietnã, interpretará a esposa do ex-presidente Ronald Reagan, Nancy Reagan, um ícone republicano.
A revista Variety informou esta semana que o diretor Lee Daniels convidou Fonda para viver a ex-primeira dama Nancy Reagan em um filme com muitas outras estrelas sobre um mordomo que trabalhou para diferentes presidentes americanos de 1952 a 1986.
Segundo boatos, Forest Whitaker está perto de assinar um acordo para o papel do mordomo e a rainha do talk-show Oprah Winfrey negocia para interpretar sua esposa, disse a Variety.
A publicação acrescentou que Liam Neeson está sendo considerado para encarnar o presidente nos tempos da guerra do Vietnã, Lyndon Johnson, enquanto John Cusak poderia interpretar o presidente Richard Nixon.
Fonda, de 74 anos, foi uma firme opositora da guerra do Vietnã; em 1972 visitou Hanói e foi fotografada sentada em uma bateria antiaérea do Vietnã do Norte, o que causou controvérsia e lhe valeu o apelido de "Hanói Jane".
Nos últimos anos a atriz expressou seu pesar pelo incidente, mas muitos conservadores dos Estados Unidos ainda a depreciam, argumentando que traiu as tropas americanas.
Por outro lado, o presidente Reagan, cujo mandato foi de 1980 a 1988, é considerado um baluarte do conservadorismo, tanto que seu nome foi citado várias vezes pelos candidatos republicanos à nomeação presidencial para as eleições de novembro.