A crueza da realidade ficou para outra edição: em 2012, o prêmio máximo da indústria do cinema prefere celebrar o amor pelos filmes e o sentimento de nostalgia por uma Hollywood antiga e mais esperançosa. É esse o espírito da dupla que tomou a dianteira na disputa por estatuetas douradas: o francês O artista, uma comédia silenciosa e em preto e branco, e a fantasia em 3D A invenção de Hugo Cabret, de Martin Scorsese, somaram o maior número de indicações ao Oscar. O primeiro tem 10 chances de vitória. Já o segundo superou expectativas, e foi lembrado em 11 categorias. Numa competição sem um favorito absoluto, os igualmente amenos Os descendentes e Meia noite em Paris podem surpreender. Sem Tropa de Elite 2 entre os filmes estrangeiros, o Brasil será representado com a canção Real in Rio, da animação Rio, composta por Sergio Mendes e Carlinhos Brown. A anual festa do cinema está marcada para 26 de fevereiro.
No total, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas selecionou nove longas-metragens para concorrer ao prêmio principal ; um a menos que a quantidade máxima de produções que, de acordo com as regras da associação, poderiam disputar o Oscar de melhor filme. A partir dessa edição, são elegíveis na categoria apenas os títulos que receberam ao menos 5% de votos, em primeiro lugar, dos integrantes da associação. Embolada, a contenda ainda inclui Histórias cruzadas, O homem que mudou o jogo, Cavalo de guerra e as surpresas A árvore da vida e Tão forte e tão perto, ambas desacreditadas por grande parte da imprensa especializada dos Estados Unidos.
Os eleitos de 2012 não traem o gosto da academia por temas relevantes ; racismo, Segunda Guerra Mundial e o 11 de setembro estão entre os tópicos da temporada ; e narrativas com lições edificantes de superação, amor e solidariedade. Em tempo de crise econômica, não há clima para as ousadias de edições recentes, como a de 2010 (que consagrou Guerra ao terror, em vez de Avatar) e de 2008 (com vitória para o violento Onde os fracos não têm vez).
Para os estúdios, a cerimônia será especialmente importante para engordar as bilheterias do primeiro semestre: entre os nove indicados, apenas o drama racial Histórias cruzadas arrecadou mais de US$ 100 milhões na América do Norte. Estratégias comerciais à parte, a 84; edição também se escora no prestígio de cineastas respeitados pela crítica. Nesse quesito, a lista de diretores não decepciona ; e funciona como o principal indicativo para os filmes preferidos da academia. À exceção do francês Michel Hazanavicius (de O artista), todos já foram indicados anteriormente. Alexander Payne (Os descendentes) e Terrence Malick (A árvore da vida) nunca venceram, enquanto que Martin Scorsese (A invenção de Hugo Cabret) e Woody Allen (Meia noite em Paris) têm uma estatueta de direção cada.
Ausências como a do ator Ryan Gosling (ignorado por Tudo pelo poder e Drive) e da animação As aventuras de Tintim constaram como algumas das opções inesperadas da academia. O thriller Millennium: Os homens que não amavam as mulheres, que ganhava força em premiações recentes, perdeu espaço para o azarão Tão forte e tão perto, que, dirigido por Stephen Daldry (de O leitor), foi desprezado pela crítica norte-americana.
No segmento das interpretações, a concentração de indicados por um mesmo filme ocupou metade das 20 vagas. Alguns nomes da lista apontam a onda franco-hispânica na premiação, que pinçou, por exemplo, das animações indicadas Chico & Rita (de Fernando Trueba e Javier Mariscal), um romance musical cubano, e Gato de Botas, que enaltece encantos espanhóis. Surpresa grande foi a inclusão do mexicano Demián Bichir (o Fidel Castro da cinebiografia Che 2 ; A guerrilha), na lista de melhor ator.
Comandado pelo colombiano Rodrigo Gracía, o longa Albert Nobbs trouxe indicações para Glenn Close (perdedora do Oscar, em cinco outras ocasiões) na pele de uma irlandesa que guarda um segredo (de ordem sexual), no século 19. Ainda em pauta, a sexualidade mal-resolvida de um gay tardio (Toda forma de amor) rendeu a segunda indicação ao veterano Christopher Plummer (A noviça rebelde).
O apelo do charme francês, relevante para os indicados Um gato em Paris (melhor animação) e no mais recente de Woody Allen (Meia noite em Paris), desdobrou-se entre os atores de O artista: Jean Dujardin, na pele do galã, em meio à derrocada do cinema mudo, e Bérénice Bejo (candidata à atriz coadjuvante, como a extra de um set cinematográfico). Com supremacia entre todos os indicados à atuação, na 17 indicação, Meryl Streep se firma como possível ganhadora, por A dama de ferro, passados 30 anos desde a última premiação dela (em A escolha de Sofia). Outros veteranos, como Gary Oldman (um protagonista aposentado posto na ação, em O espião que sabia demais), e os coadjuvantes Nick Nolte (por Warrior, no qual, ex-alcoolatra, treina o filho em artes marciais), Kenneth Branagh (retratando Lawrence Olivier, em Sete dias com Marilyn, protagonizado pela indicada Michelle Williams) e Max von Sydow, num papel mudo (em Tão forte e tão perto), brigam pelo primeiro Oscar da carreira.
Num ano de relevância (foi protagonista de A árvore da vida), Brad Pitt também tem as mãos próximas da estatueta, na terceira indicação de melhor ator (por O homem que mudou o jogo, filme de beisebol que ainda trouxe destaque para o coadjuvante Jonah Hill). Oponente de maior peso na categoria, George Clooney (igualmente em boa fase, com Tudo pelo poder) tem muita chance de cravar um segundo Oscar, na quarta indicação dele, vivendo o pai desnorteado de Os descendentes.
Número de indicações
; A invenção de Hugo Cabret: 11
; O artista: 10
; O homem que mudou o jogo: 6
; Cavalo de guerra: 6
; Os descendentes: 5
; Millennium: Os homens que não amavam as mulheres: 5
; Histórias cruzadas: 4
; Meia noite em Paris: 3
; A árvore da vida: 2
Principais indicados
Filme
; O artista
; A árvore da vida
; Cavalo de guerra
; Os descendentes
; Histórias cruzadas
; O homem que mudou o jogo
; A invenção de Hugo Cabret
; Meia noite em Paris
; Tão forte e tão perto
Direção
; Alexander Payne ; Os descendentes
; Martin Scorsese ; A invenção de Hugo Cabret
; Michel Hazanavicius ; O artista
; Terrence Malick ; A árvore da vida
; Woody Allen ; Meia noite em Paris
Ator
; Brad Pitt ; O homem que mudou o jogo
; Demián Bichir ; A better life
; Gary Oldman ; O espião que sabia demais
; George Clooney ; Os descendentes
; Jean Dujardin ; O artista
Atriz
; Glenn Close ; Albert Nobbs
; Meryl Streep ; A dama de ferro
; Michelle Williams ; Sete dias com Marilyn
; Rooney Mara ; Millennium: Os homens que não amavam as mulheres
; Viola Davis ; Histórias cruzadas
Ator coadjuvante
; Christopher Plummer ; Toda forma de amor
; Jonah Hill ; O homem que mudou o jogo
; Kenneth Branagh ; Cinco dias com Marilyn
; Max von Sydow ; Tão forte e tão perto
; Nick Nolte ; Warrior
Atriz coadjuvante
; Bérénice Bejo ; O artista
; Jessica Chastain ; Histórias cruzadas
; Melissa McCarthy ; Missão madrinha de casamento
; Janet McTeer ; Albert Nobbs
; Octavia Spencer ; Histórias cruzadas
Filme em língua estrangeira
; Bullhead (Bélgica)
; In darkness (Polônia)
; Footnote (Israel)
; Monsieur Lazhar (Canadá)
; A separação (Irã)