Idealizada em parceria da Pró-TV (Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira) com a Rede Globo, a mostra não inclui somente obras globais. Outras emissoras com novelas importantes nessas seis décadas também têm destaque, a exemplo de Sua vida me pertence, da TV Tupi, exibida em 1951, que protagonizou o primeiro beijo na televisão, entre Walter Forster e Vida Alves.
Entre tantas novelas, como destacar algumas e deixar outras com um espaço menor? ;Foi complexo;, responde Elmo Francfort, pesquisador de tevê e curador da mostra. O critério escolhido foi o pioneirismo, como é o caso de O Bem Amado, primeira a cores, e O rebu, que se passou em volta de um único dia e prendeu os telespectadores. Na mostra, as obras estão expostas em ordem cronológica, com mais importância àquelas que deram o que falar, cada uma em uma época, como Beto Rockfeller, Caminho das Índias e O astro.
Para introduzir o visitante no assunto, a exposição volta ainda mais no tempo e resgata a Era do Rádio, segue para o início da tevê e cita nomes importantes na história da comunicação brasileira, como Assis Chateaubriand e a extinta TV Tupi. Além desses painéis, estão expostos aparelhos de tevê de diferentes décadas, scripts de telenovelas e figurinos históricos. Entre eles, peças usadas pela Viúva Porcina, de Roque Santeiro, e trajes de Sinhá moça, da nova versão de Ti-ti-ti, de Caminho das Índias e de Tereza Cristina, a vilã de Fina estampa.
Os autores são tratados como estrelas e ganharam um painel com uma imensa Via Láctea, com o nome daqueles que ajudaram a construir os enredos e dar vida aos personagens que passaram pelos 60 anos da tevê brasileira.
A exposição, que já passou por São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, mexe com o imaginário do público. ;Pelo que já senti dos visitantes, o sentimento é como uma orquestra: todos se emocionam pelo conjunto. É um gênero que emociona, que fala diretamente ao coração do telespectador e que fica na mente, às vezes mais que outros gêneros de programa. São histórias inesquecíveis;, analisa o pesquisador Elmo Francfort.
Exposição 60 Anos da Telenovela Brasileira
Até 13 de fevereiro, na praça central do Iguatemi Shopping (CA 4, Lt. A, Lago Norte). Visitação de segunda a sábado, das 10h às 22h; e domingo, das 10h às 20h. Entrada franca.