O teatro brasileiro perdeu neste domingo (15/1) o diretor Fernando Peixoto, autor de obras ligadas às concepções brechtianas e da tendência nacional. Peixoto estava internado no hospital São Luiz desde dezembro do ano passado para tratar de um câncer no intestino.
O ministro interino de Estado da Cultura, Vitor Ortiz, publicou uma nota de pesar no site do MinC, na qual diz que "as reflexões sobre o teatro internacional e sua contribuição ao teatro brasileiro na segunda metade do Século 20 foram fundamentais".
Como ator, Fernando Peixoto atuou nos filmes O Beijo da Mulher Aranha, de Hector Babenco, e Faca de dois gumes, de Murilo Salles.
Confira a íntegra da nota do ministro interino da Cultura:
O Brasil acaba de perder um dos maiores pensadores de teatro, o diretor, ator, escritor e professor Fernando Peixoto. Suas reflexões sobre o teatro internacional e sua contribuição ao teatro brasileiro na segunda metade do Século 20 foram fundamentais. Ele manteve até o fim da vida a relação de apoio e orientação aos novos atores, diretores e grupos. O Ministério da Cultura sente profundamente esta perda.
Aos familiares, amigos, aos muitos admiradores e a toda a comunidade do teatro, meu abraço solidário.
Vitor Ortiz,
Ministro Interino de Estado da Cultura