O 9gag é um site de humor colaborativo. Ou seja, basta se registrar e pronto: qualquer internauta publica algum post engraçado. O conteúdo, na maioria das vezes em inglês, é bastante variado: piadas já conhecidas, fotos hilárias e vídeos. As tirinhas feitas com memes são outro sucesso de audiência. As famosas figuras da internet se constituem em um prato cheio para os humoristas amadores criarem as mais mirabolantes histórias.
Os temas das brincadeiras publicadas no site são diversos: política, cultura geek, baladas, vida universitária, flagras da internet e outros. Na maioria das vezes, os 9gaggers ; como são conhecidos os colaboradores e leitores ; apostam em montagens e brincadeiras nerds. Um dos alvos prediletos dos usuários é o mundo da informática. Facebook, Twitter e outras redes sociais sempre são vítimas de piadas e brincadeiras.
Mas não é somente de bobagens que o 9gag vive. O humor inteligente, sobretudo com piadas de conteúdo político, é presença marcante nos posts. Esse inclusive é um dos motivos que fez o tradutor Diego Damásio, 29 anos, ficar viciado no site. ;Em junho, uns amigos me apresentaram e fiquei impressionado como as questões políticas e comportamentais sérias são discutidas, disfarçadas de piadas;, explicou.
Questões importantes de 2011 foram discutidas no site. A Primavera Árabe foi tema de diversos posts ao longo do ano. Atualmente, as eleições parlamentares russas ; suspeitas de fraude ; são uma rica fonte de inspiração para os 9gaggers. Na maior parte dos comentários, os candidatos a humoristas brincam com os indícios de corrupção apontados pela imprensa.
Para Diego, acompanhar o 9gag não é apenas diversão, mas também uma forma de se informar. ;Entro no site mais de quatro vezes por dia, uma média de 1h por cada visita (risos). Por conta disso, às vezes, eu acabo sabendo de crises internacionais por lá, antes mesmo de ver alguma coisa na mídia formal;, comenta.
Democrático
A característica colaborativa do 9gag é um dos pontos mais reverenciados pelos internautas. A maior parte deles acredita que, dessa forma, o site torna-se um importante instrumento para democratizar o humor. Afinal, pessoas do mundo inteiro podem postar. Não é difícil encontrar piadas, já conhecidas em português, traduzidas para o inglês. ;Na verdade, acredito que a internet simplesmente não sabe mais ser de um-para-muitos. O muitos-para-muitos não vai embora tão cedo. Seja no humor, ou no jornalismo;, opina Diego.
Uma versão brasileira foi criada pelo blogueiro Raphael Mendes. Basicamente, o conteúdo do site tupiniquim é montado em cima de traduções das piadas da versão americana. Segundo declarou em seu blog o fundador do projeto, novas surpresas estão a caminho. ;O 9gag Brasil é parte de um projeto maior que envolve sites que já existem e outras ideias que ainda vamos colocar no ar.;
Hyperlink//Memes
Os memes nada mais são do que figuras (ou frases) que fazem sucesso na internet e se espalham de forma viral. Como tudo que acontece na rede, a cada mês novos surgem e outros caem em desuso. Entre os mais duradouros, estão o Forever Alone (Pra sempre sozinho, em inglês), Mother of God (Nossa senhora, em inglês) e o Troll (espécie de pentelho, que só sabe irritar outros usuários).