Destacado por usar metal retorcido na confecção de obras de arte, John Chamberlain, 84 anos, morreu anteontem, em Nova York. O artista americano, nascido em 16 de abril de 1927 em Rochester (Indiana), ficou famoso ao desfiar novelos de metal em fios coloridos que criaram obras como Onecaratstud. ;Ele pôs sua marca indelével na história da arte no século 20. Foi uma figura espetacular que tomou para si a ferocidade da arte americana de meados do século e não teve rival em sua adaptação de materiais incríveis para suas esculturas", publicou Larry Gagosian, no site da galeria.
Em fevereiro de 2012, o Museu Guggenheim (Nova York), onde Chamberlain fez a primeira individual em 1971, abre uma retrospectiva. Neste ano, uma obra do artista atingiu o preço recorde em um leilão e foi vendida por 4,7 milhões de dólares. ;Chamberlain foi um personagem à altura da expressividade e do valor de sua obra, na qual experimentou constantemente novos materiais e processos ao longo de cinco décadas de carreira;, acrescenta Gagosian.
Para Chamberlain, um dos últimos representantes do expressionismo abstrato, o maior desafio da escultura era burlar os limites entre a tradicional forma em três dimensões e a pintura. O artista usava, principalmente, metais automotivos e restos de sucata, mas não gostava que as pessoas ficassem procurando as origens do carro nas peças. Durante uma exposição, ele confessou à curadora Julie Sylvester: ;Parece que ninguém consegue se livrar da síndrome do carro batido. Tenho usado metal colorido durante os últimos 25 anos e tudo que as pessoas pensam é qual o carro que deu origem a essa peça;.
O aspecto muito urbano e a origem dos materiais também faziam o artista refletir sobre as descrições de seu trabalho. Nem sempre ele estava de acordo quanto a chamar as peças de esculturas. ;Não penso no meu material como sucata, mas como lixo. Fertilizante, na verdade: vai de um material descartado a fonte de vida;, dizia.
Chamberlain esteve em mais de 100 individuais e entre suas influências estiveram, principalmente, os poetas e pintores do expressionismo abstrato. Ele costumava dizer que aprendeu estrutura com Franz Kline e cores com Willem de Kooning. Amante de música ; na adolescência, o artista pensou em seguir carreira musical ; também tinha o hábito de associar suas obras a canções. Com títulos como Anything Goethe e Schizoverbia. Os trabalhos de Chamberlain ocupam hoje espaço em museus como o Guggenheim e o Museu de Arte Moderna da Nova York (MoMA).