Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Maratona artística de porte nacional deve invadir a cidade em 2012

Quem estiver na cidade nos primeiros dias de 2012 terá a oportunidade de aproveitar uma maratona artística de porte nacional gratuitamente. É que o tradicional Curso de Verão da Escola de Música, que em sua 34; edição será realizado de 4 a 21 de janeiro, não será a única opção de janeiro. Nasce, com o novo ano, o 1; Festival Internacional de Artes de Brasília, que fará mescla de atrações internacionais, nacionais e locais e se estenderá até 10 de fevereiro. ;Como tudo que começa, é uma semente;, defendeu o secretário de Cultura, Hamilton Pereira.

O Curso de Verão da Escola de Música de Brasília traz novidades em sua formatação. ;Faremos a descentralização da programação, estendendo as ações ao Gama, a Taguatinga, a Sobradinho e a São Sebastião;, destaca o diretor da escola, Ataíde de Mattos. A parceria, feita com o intuito de realizar workshops e concertos, será feita com as diretorias regionais de ensino. Os inscritos terão aulas com 50 mestres de diversas áreas. Alguns dos nomes confirmados são o pianista belga Pascal Gallet, Mike Hamilton no saxofone, o clarinetista venezuelano Jorge Montilla, o acordeonista Toninho Ferragutti, o violeiro Marcos Mesquita, além de músicos da cidade, como Genil Castro e André Lindolfo, que ministrará um curso de tuba. As duas secretarias, de Educação e Cultura, atuam juntas para dar mais força e visibilidade ao ciclo de aulas e apresentações. Outra novidade é a isenção da taxa de inscrição, de R$ 150, em todas as disciplinas.



Evento associado

A abertura do 1; Festival Internacional de Artes de Brasília, que será realizado anualmente, foi marcada para 4 de janeiro, com show de Paulinho da Viola, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro. Os ingressos serão distribuídos na data da apresentação, a partir das 14h, e a abertura ficará por conta do grupo local Choro Livre. No dia 10 de janeiro, Gilberto Gil sobe no mesmo palco, precedido pela cantora Ellen Oléria.

Vanessa da Mata chega à cidade para apresentações nos em 27 e 28 de janeiro, em shows no Teatro Nacional e no Ginásio de Esportes de Sobradinho. Ney Matogrosso traz a turnê Beijo bandido para o palco mais nobre de Brasília, em 3 de fevereiro. A data do encontro de Milton Nascimento com a plateia ainda está sendo definida, mas sabe-se que a abertura da noite ficará a cargo do músico Jaime Ernest Dias. ;Buscamos convidar artistas que tenham participado de algum chamamento da secretaria neste ano e que dialoguem com as atrações principais de cada noite;, afirmou Fátima de Deus.

Os nomes internacionais ficarão na seara visual do evento. De 4 a 8 de janeiro, será realizada a mostra de cinema Imagens do Oriente, com 23 títulos, sendo 11 longas, sete médias-metragens, cinco curtas de animação e cinco outros produzidos por jovens cineastas iranianos, que se encontram com estudiosos brasileiros, árabes e descendentes, para realizar produções cujas temáticas são pertinentes ao Oriente Médio. ;Temos que nos aproximar das culturas não pela ponta das baionetas, mas pelo que elas têm de mais magnífico;, afirmou o secretário.

Exposições no mezanino do Teatro Nacional Claudio Santoro também pontuam o evento. Haverá uma mostra sobre a construção da cidade. A Embaixada da República Tcheca traz trabalhos de grafite feitos no país e workshop com duração de 10 dias. O Museu Nacional Honestino Guimarães será ocupado por uma mostra coletiva de obras disponíveis nos acervos de centros culturais da cidade.