Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Pepeu Gomes comemora 40 anos de trajetória em show com músicas próprias

Ao propor a fusão de acordes do choro de Jacob do Bandolim e Waldir Azevedo com o timbre da guitarra de Jimi Hendrix, Pepeu Gomes, no começo da década de 1970, criou uma nova sonoridade na música brasileira. À época, o guitarrista, recém-saído da adolescência, integrava o mítico Novos Baianos, grupo que provocou uma revolução na MPB. Considerado pela revista norte-americana Guitar world um dos 10 melhores guitarristas do mundo, Pepeu comemora 40 anos de trajetória artística, com turnê iniciada há seis meses. De hoje a sexta, às 21h, ele faz show no Espaço Cultural do Choro, pelo projeto Clube do Choro do Brasil.

;O show que estou levando para o brasiliense é o Eletro acústico, com o qual faço uma retrospectiva dessas quatro décadas de música. A contagem é feita a partir dos Novos Baianos, embora tocasse desde adolescente. Reuni, no roteiro, músicas que gravei em discos solos. Do Geração do som, de 1978, que saiu pela CBS (atual Sony Music) até o De espírito em paz, lançado em 2004 pela Som Livre;, anuncia.

Saudação nagô, Na batucada do samba, Chicana, Tambaú, o chorinho Biribinha nos States e Malacaxeta são alguns dos temas autorais que Pepeu vai tocar na primeira parte do show. Há ainda um pot-pourri de choros, que inclui os clássicos Lamento (Pixinguinha), Noites cariocas (Jacob do Bandolim), Tico tico no fubá (Zequinha de Abreu) e Brasileirinho (Waldir Azevedo).

Rock;n;roll
;Na segunda parte, farei um set mais diversificado, com versões para Lígia (Tom Jobim), Samba da minha terra (Dorival Caymmi), Menino do Rio (Caetano Veloso) e Cartagena, uma salsa que compus na Colômbia;, adianta. ;Preparei ainda uma surpresa, com muito rock;n;roll ;, adianta. Ele estará acompanhado pelo trio formado por Sérgio Melo (bateria), André Gomes (baixo) e Dudu Trentin (teclados).

Pepeu tem comemorado os 40 anos de música em vários momentos ao longo de 2011. Recentemente, participou do Rock in Rio, apresentando-se no Palco Sunset. ;Lá, foi um show bem mais pesado, com a mesma banda que estará comigo no Clube do Choro;, Orgulhoso, ele diz ser o único músico brasileiro que tomou parte do festival nas quatro edições. ;Sou tetra;, brinca.

Um outro motivo de celebração ocorreu com o lançamento de box com 10 títulos de sua discografia, feito pela Warner. ;As pessoas tanto podem comprar o box, como um disco individualmente. Entre eles, tem um inédito, chamado Eu não procuro som, gravado em 1979, cuja matriz foi recuperada pelo pessoal da gravadora. Há ainda outros quatro que serão lançados no próximo ano e os que saíram pela CBS. Atualmente, uma canção de Pepeu voltou a ser tocada bastante: Sexy Yemanjah, tema de abertura de Mulheres de areia, novela reprisada pelada pela TV Globo, na faixa Vale a pena ver de novo. Essa música foi regravada pela dupla sertaneja Vitor & Leo, no CD Amor de alma, que acaba de chegar às lojas. ;Gostei da releitura deles;, diz.


Pepeu Gomes
De hoje a sexta, às 21h, pelo projeto Clube do Choro do Brasil, no Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental, ao lado do Centro de Convenções Ulysses Guimarães). Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia para estudantes). Informações: 3224-0599. Não recomendado para menores de 14 anos.

Garoto prodígio

Pedro Aníbal de Oliveira Gomes, o Pepeu Gomes, nasceu em Salvador em fevereiro de 1952. Na infância, começou a ter contato com instrumentos de cordas e cresceu ouvindo Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim, Pixinguinha e Canhoto da Paraíba. O pai tocava em uma orquestra de baile e a mãe dava aulas de piano. Aos 11 anos, ligado à Jovem Guarda, criou a Los Gatos, sua primeira banda, na qual tocava contrabaixo. Três anos depois, fugiu de casa e criou Os Minos, grupo que chegou a lançar um compacto simples.

Como guitarrista, passou a liderar a The Leif;s, que se apresentava em programas de tevê na capital baiana. Gilberto Gil assistiu a uma dessas apresentações e chamou Pepeu para participar do histórico show de despedida que faria com Caetano Veloso, no Teatro Castro Alves, antes de partir para o exílio em Londres. Antes da viagem, Gil o presenteou com o LP Smash hits, de Jimi Hendrix.

No começo da década de 1970, Pepeu juntou-se a Luis Galvão, Moraes Moreira, Baby Consuelo e Dadi Carvalho formando os Novos Baianos. Em 1978, iniciou carreira solo, lançando o CD Geração do som, pela CBS. Quinze títulos fazem parte de sua discografia. O mais recente é De espírito em paz, de 2004, que saiu pela Som Livre e foi transformado em DVD. Eu também quero beijar, Masculino e feminino, A lua e o mar, Sex Iemanjá e Alma (parceria com Arnaldo Antunes) são alguns dos hits de Pepeu.

Confira vídeo Malacaxeta, de Pepeu Gomes: